Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital: Zona Histórica deverá ser requalificada no próximo ano

O Município de Oliveira do Hospital aponta para 2019 a requalificação da Zona Histórica da cidade. O pré-projeto, que está a ser preparado por um especialista em reabilitação de zonas históricas, vai ser apresentado em setembro.

A previsão foi ontem anunciada por José Carlos Alexandrino, presidente do Município, em face da preocupação que foi partilhada pelo vereador do PSD que, a “parabenizar” a Junta de Freguesia pelo evento da Festa na Zona Histórica que “correu muito bem”, alertou para o facto de a Zona Histórica continuar “mais velha”. “Queremos a zona histórica mais histórica e mais adaptada ao século XXI que já vai nos anos 20”, defendeu João Paulo Albuquerque, denunciando a falta de investimento naquela zona da cidade oliveirense.


José Carlos Alexandrino explicou que há  já “algumas obras adjudicadas e lançadas” e que foi importante a criação de uma Área de Reabilitação Urbana especial para a Zona História e que prevê o IVA a 6%, pelo que “não é por acaso” que já ali está em funcionamento um Hostel e está a ser criado um hotel pelo grupo IG.

O autarca admite que gostaria que a requalificação da Zona Histórica estivesse a “andar mais depressa”. Considera que a Câmara Municipal perdeu ao algum tempo com o desafio de que “fossem arquitetos e engenheiros de Oliveira do Hospital fazer a ideia de requalificação”.  José Carlos Alexandrino adiantou que o desafio acabou por ser entregue a um especialista em reabilitações de zonas históricas, Jorge Carvalho, professor de Coimbra, que está a trabalhar “em grande velocidade”. Espera que até setembro possa ser apresentado o pré-projeto, estando também previsto um período de discussão pública com os oliveirenses.

José Carlos Alexandrino estima grandes alterações na Zona Histórica. Por agora, apenas adianta que o largo em frente ao tribunal e à Câmara Municipal não voltará a ser igual. De acordo com o autarca, a Zona Histórica deverá entrar em obra em 2019, devendo ficar concluída no mesmo ano, conquistando uma nova centralidade.

A requalificação da Zona Histórica é uma das grandes obras previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) que, em Oliveira do Hospital, tem associado um investimento público de mais de 5,7 milhões de Euros.

O autarca disse ter em curso outros projetos “com muito interesse” e que visam a  ampliação da cidade a outras áreas. Estão ainda em fase de pré-projeto e análise das condições financeiras, como referiu.

No imediato, ainda no âmbito do PEDU,  o Município vai avançar com a requalificação da parte de trás da central de camionagem e cemitério, onde deverá ser criada uma zona de estacionamento.

Exit mobile version