Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital vai ter um SNS Balcão 24

O concelho de Oliveira do Hospital integra o grupo de 10 municípios que, hoje, assinou com o Ministério da Saúde, um protocolo para a instalação de 10 balcões SNS24. O equipamento vai ficar instalado na sede da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira.

Ainda antes de participar, via online, no encontro com o secretário de Estado da Saúde, que decorreu em Coimbra, o presidente do Município de Oliveira do Hospital congratulou-se por o concelho oliveirense “ter sido escolhido”, notando porém que gostaria que Oliveira do Hospital pudesse ter mais do que um balcão SNS 24.

No início da reunião pública do executivo municipal, realizada esta manhã, José Carlos Alexandrino, adiantou que o equipamento ficará localizado no edifício da Junta de Freguesia de Penalva de Alva, para “servir a zona do Vale do Alva”. Segundo o autarca, os equipamentos não podem ficar instalados em localidades onde haja “extensões de saúde”  e têm de ficar numa junta de freguesia, onde “haja um apoio mais direto” às populações.

Através do SNS 24 Balcão, as pessoas evitam deslocações e encontram um acesso facilitado e próximo a vários serviços, como renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, marcar consultas ou realizar uma teleconsulta através da plataforma de telessaúde do SNS.

Na reunião de Câmara desta manhã foi apresentado o protocolo dos serviços partilhados do Ministério da Saúde, entre a Administração Regional de Saúde do Centro, o ACES Pinhal Interior Norte e a União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira.

Na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, foram assinados protocolos para a instalação de dez novos balcões nos concelhos de Cantanhede, Covilhã, Fundão, Lousã, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Soure, Tondela, Vagos e Albergaria-a-Velha.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, disse que o Ministério da Saúde espera que sejam instalados cerca de 100 balcões SNS24, destinados à prestação de serviços digitais e de telessaúde, por todo o país, até ao final do ano.

Exit mobile version