Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital vai ter um local de abrigo contra ondas de calor

Cinco concelhos do Interior do distrito de Coimbra vão ter locais de abrigo contra ondas de calor. Os abrigos terão capacidade para receber cerca de 2 mil pessoas em situações de risco como idosos, …

… crianças ou doentes crónicos em alturas de calor extremo.

Ao todo, segundo a TSF, serão 14 edifícios com obras para instalar ar condicionado adaptado às características destas populações quando há muito calor.

Os espaços a adaptar ficam em instituições sociais de Arganil, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua e Góis.

O projeto contra as ondas de calor, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, foi um dos 11 protocolados, ontem, com o Ministério do Ambiente, num investimento superior a 2 milhões de euros, entre eles 1,6 milhões financiados pelo Fundo Ambiental destinado a adaptar o país contra os efeitos negativos das alterações climáticas.

Os outros projetos financiados pelo Governo ficam nos concelhos de Braga, Barreiro, Castelo Branco, Gavião, São João da Pesqueira, Cascais, Amarante, Montalegre, Viana do Castelo e Viseu.

Em vários concelhos os projetos pretendem, por exemplo, reduzir os riscos de incêndio e preparar os concelhos para as crescentes ondas de calor, com o ministro do Ambiente a destacar, ainda, os projetos para reduzir o consumo de água.

 

Exit mobile version