Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital tem seis novos casos de Covid-19. São quatro funcionárias e dois utentes de um lar de idosos (com vídeo)

O concelho de Oliveira do Hospital regista seis novos casos de infeção pelo novo coronavírus detetados num lar de idosos.

Tratam-se de quatro funcionárias e dois idosos que “não apresentam sintomas graves” e que se encontram em  isolamento.

Doze pessoas recuperadas e 10 pessoas positivas à infeção por Covid-19 é o mais recente balanço da pandemia no concelho de Oliveira do Hospital. Os números foram partilhados pelo presidente do Município, José Carlos Alexandrino, no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova. Satisfeito por, no dia de hoje, um dos oliveirenses internado no Hospital dos Covões ser considerado curado da doença, elevando para 12 o número de recuperados no concelho, o autarca partilhou também o aumento de casos positivos, que são 10.

Ao novo infectado (16º) identificado pela testagem feita pelo “Camião da Esperança”, juntou-se na passada sexta-feira, dia 8 de maio, um novo caso positivo. “Na sexta-feira, uma funcionária de um lar deu positivo. É a 17ª”, afirmou José Carlos Alexandrino, referindo que, diante deste caso, a “Delegada de Saúde mandou fazer com carácter de urgência testes a todos os funcionários e utentes do lar”. No sábado, foram realizados  “56 testes a funcionários que estavam e casa, em mudança de turno, funcionários ao serviço e do apoio domiciliário e utentes da instituição”.

“Ontem à noite foram conhecidos os resultados desses testes tendo dado positivos os testes de três funcionários e dois utentes. A delegada de saúde determinou o isolamento dos dois utentes do lar e dos funcionários. Os utentes ficaram em isolamento no lar, assim como três funcionários. O quarto funcionário está em isolamento fora do lar, porque não fazia parte da equipa em espelho. Sem certezas absolutas, deduz-se que algum funcionário levou o vírus para interior do lar”, referiu José Carlos Alexandrino.

À Rádio Boa Nova, o autarca oliveirense recusou identificar o lar em questão ao abrigo da Comissão da Proteção de Dados.  Assegurou, contudo que “a situação do lar está controlada e não deve ser motivo de alarme. Tem que haver serenidade. Até porque neste momento, nenhuma das pessoas apresenta sintomas graves ou precisa de ser hospitalizada”.

José Carlos Alexandrino adiantou que as pessoas que têm familiares neste lar já foram informadas pela diretora técnica. Por esse motivo, as restantes pessoas que tenham idosos noutros lares devem estar tranquilas. “As famílias dos utentes daquele lar sabem. É preciso tratar com alguma serenidade. É fundamental não entrar em pânico”, disse ainda o autarca, verificando que o setor social em Oliveira do Hospital conta com 450 funcionários, 729 utentes institucionalizados e 570 utentes em apoio domiciliário. “É um setor muito sensível e que nos tem merecido muita atenção”, frisou.

Na Rádio Boa Nova, o autarca assegurou ainda que as autoridades de saúde estão a seguir as possíveis cadeias de transmissão, com o objetivo de travar a propagação do vírus. O próprio lar “irá ser desinfetado por uma equipa especialista da GNR”. “Iremos ter todos os cuidados”, observou José Carlos Alexandrino.

Veja o vídeo para aceder às declarações na íntegra

Exit mobile version