Um homem de 42 anos, solteiro, talhante de profissão e residente no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser julgado por homicídio qualificado, na forma tentada, após ter desferido “pelo menos dois golpes” com uma faca de desmanche no ex-companheiro da namorada.
Segundo avança o Diário de Coimbra, os factos remontam a junho de 2021, quando a companheira do arguido saiu de casa para se encontrar com a vítima “na sequência de uma contenda familiar”. Era suposto ir sozinha, mas o talhante decidiu ir ao encontro noutra viatura “com o intuito de lhe tirar a vida”, de acordo com o Ministério Público.
Segundo a acusação, quando o homem abordou a vítima estava “munido de uma faca de desmanche pontiaguda, de lâmina lisa” que tinha levado de casa. Usou-a na sequência de uma discussão entre ambos e de “mútuos confrontos físicos”, desferindo “pelo menos dois golpes profundos no tórax, junto ao pulmão esquerdo do outro homem”, o que fez com que caísse e batesse com a cabeça na montra de um estabelecimento perto do local onde se encontravam.
O ofendido ficou caído no chão “a sangrar abundantemente”. Já o arguido abandonou o local “levando consigo a faca e deixando a vítima em risco de vida”.
“A conduta do arguido resultou no perigo concreto para a vida do outro homem que teria morrido se não tivesse contado com a atuação da companheira do talhante “que fez pressão com uma camisola” na zona dos golpes e “diligenciou pela chamada de socorro”.
A vítima, com diversas lesões na face, no tórax e no membro superior esquerdo, foi submetido a uma intervenção cirúrgica. Assim, o Ministério Público não tem dúvidas de que o talhante terá agido com o propósito de “causar a morte”, agindo com “tenacidade e frieza”.
O julgamento vai realizar-se no Tribunal de Coimbra
Fonte: Diário de Coimbra