O tempo quente que se verificou durante a semana em Portugal vai prolongar-se para o fim de semana, com temperaturas de até 37ºC em alguns pontos do país.
Para sábado, 7 de outubro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma continuidade do episódio de calor intenso que já se está a verificar atualmente em Portugal continental, com uma “subida da temperatura máxima”, que será acentuada no litoral Norte e Centro, com o “céu em geral pouco nublado”.
Os distritos onde se vão registar as temperaturas mais altas são Santarém – são esperados 37ºC -, e Évora, Leiria e Coimbra, com 35ºC.
Por sua vez, no arquipélago dos Açores a máxima esperada é de 24ºC em Ponta Delgada, e na Madeira a temperatura vai chegar 31ºC no Funchal.
No domingo, 8 de outubro, o bom tempo parece continuar, com uma “subida da temperatura máxima na região Sul”, havendo, no entanto, uma “pequena descida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral”. O céu estará “pouco nublado ou limpo”.
Neste dia, os distritos mais quentes serão Setúbal e Santarém, com a previsão de 37ºC, seguindo-se Beja e Évora, com 36ºC.
Já nas ilhas, os Açores aguardam uma temperatura máxima de 24ºC em Ponta Delgada e a Madeira chegará aos 30ºC no Funchal.
De recordar que os distritos do Porto, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo desde as 9h00 desta sexta-feira até às 9h00 de domingo, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima, em especial no interior do distrito”.
Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas oscilam entre os 17ºC de mínima e os 34ºC de máxima.