Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital sinalizou “entre 20 a 25 casos de violência doméstica” em 2016

Oliveira do Hospital renova hoje, Dia Municipal para a Igualdade, o compromisso de combate às desigualdades e violência doméstica e no namoro. Em 2016,…

… no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” foram sinalizados “entre 20 a 25 casos de violência doméstica”, mas em anos anteriores foram mais de 40.

Os números foram revelados, esta tarde, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e vereador responsável pela Ação Social e justificam a atuação da equipa que foi criada em 2012, e que tem em vista a promoção da igualdade de género. José Francisco Rolo lembra que a violência doméstica é “um crime público e todos estamos a obrigados a dar conta dele às autoridades”. Segue-se depois o apoio à vítima através do “Projeto Local: cidadania Responsável” nas várias vertentes, com destaque para aquele que é prestado pela equipa de saúde mental do Centro de Saúde, assim como pela unidade de violência familiar de Coimbra. A estes junta-se o apoio criminal.

No dia em que Oliveira do Hospital comemora o Dia Municipal para a Igualdade, na data do solstício do verão, porque “o sol quando nasce é para tod@as”, José Francisco Rolo nota que o fenómeno da violência “existe e está mais ou menos oculto”. Lembra, porém, que o número de casos é variável e com tendência  a aumentar em anos de maior crise económica. Refere que já houve anos com mais de 40 casos.

A promoção da igualdade vai continuar a ser uma aposta do município que, hoje, apresentou o Plano Municipal para a Igualdade para o período 2017-2020. A manutenção da linha de apoio à vítima, ações de rua e sensibilização nas escolas são algumas das linhas orientadoras do Plano.

Hoje, a comemoração do Dia Municipal para a Igualdade vai contar, pelas 21h00, no centro da cidadaem com uma largada de balões, partilha de mensagens de promoção de igualdade de género e a realização de uma caminhada.

Exit mobile version