O incêndio de 15 de outubro afetou fortemente o potencial turístico do concelho de Oliveira do Hospital, com registo de meio milhão de euros de prejuízos.
Os maiores efeitos são sobretudo na paisagem com a Câmara Municipal a estimar que 64 quilómetros de percursos pedestres foram afetados pelo incêndio de 15 de outubro, apelando à ativação rápida da Grande Rota do Alva para ajudar à recuperação do turismo.
Para garantir que o setor do turismo não definhe na região, o autarca sublinhou que é preciso apostar em projetos de animação e na criação de estruturas de animação.
Em declarações à Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo deu o exemplo da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital que, pese embora o facto de a sua produção ter ficado comprometida após o incêndio, deve acontecer em jeito de “grande festa” e com cariz solidário.
No final da sessão, o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, destacou as várias medidas para apoiar o setor do turismo na região atingida pelas chamas, enumerando ainda algumas iniciativas para promover o território afetado.