Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital regista dois novos casos positivos de Covid-19. Autarca apela a “cuidados redobrados”

Subiu para três o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus no concelho de Oliveira do Hospital. O presidente do Município, José Carlos Alexandrino, pede aos oliveirenses para que “tenham cuidados redobrados”.

Foto arquivo RBN

A informação foi avançada em direto, no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova, pelo autarca oliveirense, que deu conta da identificação de dois novos casos positivos no concelho, que se juntam ao caso da jovem infetada, que levou ao encerramento de um bar na cidade e “não tem cadeia de transmissão associada”.

José Carlos Alexandrino indicou que o segundo caso positivo se trata de “uma senhora da freguesia da Bobadela, que foi hospitalizada no domingo, devido a uma fratura e ao chegar aos Hospitais da Universidade de Coimbra fez o teste que deu positivo”. “Não se conhece muito bem a origem da infeção, temos algumas suspeitas” adiantou o autarca, informando que devido a este caso “estão seis pessoas em confinamento que realizarão o teste dentro de dias”.

O terceiro caso “apareceu ontem” e conforme adiantou o autarca “trata-se uma funcionária da Santa Casa da Misericórdia de Galizes que apresentava alguns sintomas gripais e que fez o teste que deu positivo”. José Carlos Alexandrino mostrou-se “bastante preocupado” com este caso que já levou ao “confinamento de toda a estrutura” daquela instituição, com as equipas a trabalharem em “espelho”. Adiantou que utentes e funcionários “estão a realizar os testes de zaragota”, para se saber “os resultados o mais depressa possível, porque este caso já tem alguns dias de incubação do vírus.

Em qualquer dos casos, segundo o autarca, não foi necessário o internamento hospitalar.

José Carlos Alexandrino adiantou que tem estado “em contacto com diretora regional da Segurança Social “ para aferir da intervenção que seja necessária. No caso da Santa Casa da Misericórdia, o autarca disse que o Município já fez “cedência de material e camas para mais isolamento e separação das pessoas”. “Da diretora regional tem havido grande disponibilidade para encontrar soluções. Agora a ansiedade é saber os resultados dos utentes e funcionários da Santa Casa” asseverou.

Diante deste cenário e tomando em conta o regresso dos alunos às escolas, José Carlos Alexandrino apela à população para que “a partir de agora” tenham “cuidados redobrados”. “Não levem a brincar, nem com facilitismo. De modo geral, a população tem reagido bem, mas como há casos em que se desconhece a sua origem, receio que o vírus possa partir de pessoas assintomáticas. Deveremos ter todos muito cuidado, percebendo que a pessoa ao nosso lado pode estar infetada. Neste momento é preciso ainda mais cuidados do que tínhamos ontem, por não identificarmos de onde partiu este vírus”, afirmou.

Preocupado com o momento atual, José Carlos Alexandrino insistiu, em declarações à Rádio Boa Nova, para que todos tenham cuidado. “Eu apelo ao povo para evitar ajuntamentos. E colocar a máscara vai ser fundamental nesta fase, porque não sabemos, em termos de vírus, as pessoas assintomáticas que o podem ter. O que percebemos é que há coisas novas” e que são precisos “cuidados redobrados”.

Exit mobile version