O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, recebeu, na terça-feira (22), uma nova viatura de prevenção e combate a incêndios rurais, que vem reforçar a capacidade operacional do concelho na proteção e combate aos incêndios.
A nova viatura, um trator da marca Valtra, encontra-se equipada com um destroçador de martelos fixos e um corta-matos de correntes, permitindo a execução de diversos trabalhos, nomeadamente a criação e manutenção de faixas de gestão de combustível, ações de silvicultura preventiva e intervenções no âmbito do programa Condomínio de Aldeia.
Este reforço operacional, que resulta de uma articulação entre o ICNF, as autarquias e a Proteção Civil, foi entregue numa cerimónia promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, realizada na Mealhada, com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e reforça o objetivo comum de tornar a Região de Coimbra um território mais seguro para as próximas gerações.
O evento serviu para apresentar as ações de prevenção estrutural para o biénio 2025-2026 e proceder à entrega de novos tratores destinados aos municípios e uma máquina de rastos à CIM Região de Coimbra.
Durante a cerimónia, a Presidente da CIM Região de Coimbra, Helena Teodósio, destacou que o sucesso da estratégia reside na cooperação humana e técnica. “ CIM Região de Coimbra reafirma o seu compromisso com uma estratégia de prevenção assente na cooperação, no conhecimento e na responsabilidade partilhada. Trabalhando em conjunto, estamos mais bem preparados para dar resposta aos grandes desafios”, afirmou.
Por sua vez, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, enalteceu a união de esforços entre a CIM, municípios e instituições universitárias. O governante anunciou, em primeira mão, que o Governo irá implementar um projeto piloto na Região de Coimbra, apoiado pelo Fundo Ambiental, para integrar os pastores na gestão de matos.






































