O Município de Oliveira do Hospital recebeu, uma vez mais, o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que distingue publicamente a adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal.
Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “no presente ano, Oliveira do Hospital voltou a subir na classificação, alcançando o melhor resultado de sempre, com 75,3% de pontuação, sendo que continua a ocupar o 2.º lugar entre os municípios da CIM Região de Coimbra, vendo-lhe ser atribuída esta Bandeira Verde, numa cerimónia que em Santo Tirso na passada semana”.
O ECOXXI avalia e reconhece o desempenho do município na construção da sustentabilidade e com este galardão, Oliveira do Hospital obtém a menção de “Município Verde Sustentável”, tendo vindo a melhorar os resultados edição após edição, permitindo-lhe hastear, desde 2013, este galardão da sustentabilidade nos Paços do Município.
O galardão distingue boas práticas de sustentabilidade, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no sentido da sustentabilidade” e “Qualidade ambiental” e são avaliados 21 indicadores que evidenciam boas práticas de sustentabilidade.
“Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital, para além de ter aumentado a sua pontuação global nesta sétima candidatura obteve também destaque nacional em vários indicadores”, adianta o Município em comunicado.
Nesse sentido, e de acordo com a ABAE, é um dos municípios que figura no ‘Top + de vários indicadores, a saber: “Promoção da Educação Ambiental / Educação para o Desenvolvimento Sustentável por iniciativa do município”; “Transparência, Digitalização e Conectividade”; “Cooperação com a Sociedade Civil em matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável”; “Saúde e Bem-Estar” (indicador novo); “Gestão e Conservação da Floresta”; “Água segura e Qualidade dos serviços de Águas prestados aos utilizadores”; “Medidas e Sustentabilidade em contexto de pandemia (novo).
“Este resultado reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital, na afirmação de Oliveira do Hospital como um concelho sustentável e com qualidade de vida – facto que tem sido elogiado e reconhecido, sucessivamente, por diferentes entidades externas”, lê-se em comunicado.
José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador com o pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, destaca “o trabalho que a autarquia tem vindo a concretizar nos domínios da sustentabilidade e da educação ambiental promovendo sempre a participação cívica das diferentes gerações”.
Como acrescenta, a renovação da Bandeira Verde “sempre em crescendo é um resultado assinalável de Oliveira do Hospital, que quer dizer que o Município se coloca à avaliação de entidades externas, no caso a ABAE, de forma cada vez mais exigente e criteriosa e que, de ano para ano, melhoramos o nosso desempenho nos domínios do ambiente e desenvolvimento sustentável, tal também quer dizer que todos os pelouros da Câmara Municipal e os seus serviços contribuíram para atingir a mais alta pontuação de sempre, com a grande virtude da ligação Município à comunidade e em especial à comunidade escolar e ao movimento associativo. Aprofundar boas práticas, inovar e envolver ainda mais a comunidade é o caminho a seguir”.