Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital quer colocação de três médicos para suprir falta de clínicos

Depois da aposentação do médico da extensão de saúde de Alvôco das Várzeas e da saída do médico da extensão de saúde de Nogueira do Cravo, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante que tem vindo a trabalhar junto das entidades responsáveis, tendo em vista a colocação de novos médicos.

Na última reunião da Assembleia Municipal, no dia 25 de fevereiro, José Francisco Rolo disse que “a expectativa é de que sejam colocados três novos médicos, um em regime de mobilidade e dois através de concurso”.

Nos últimos tempos, o autarca oliveirense garante que tem havido um “trabalho sucessivo de reuniões em Coimbra e em Oliveira do Hospital” com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN) e a Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Oliveira do Hospital.

A mais recente reunião aconteceu, na semana passada, na Câmara Municipal, com a participação do diretor do ACES PIN e a diretora da UCSP oliveirense.

José Francisco Rolo tem, por isso, a “expectativa de que em regime de mobilidade, rapidamente venha um médico para a extensão de saúde de Nogueira do Cravo”.

“Pedimos três médicos para Oliveira do Hospital. Um deles virá por mobilidade e pedimos mais dois para repor o médico que se aposentou (Alvôco) e o que pediu a desvinculação Serviço Nacional de Saúde (Nogueira do Cravo), explicou.

Na última reunião da Assembleia, José Francisco Rolo garantiu que o Município está “atento” à situação, mas esclareceu que a transferência de competências na área da Saúde não atribui ao Município a competência para a colocação de enfermeiros, médicos e outros profissionais especializados.

O autarca oliveirense respondeu, assim, ao pedido de informação que lhe foi dirigido por Rafael Costa (PSD-CDS/PP), diante do “crescendo número de freguesias que carecem de médico de família”.

Também, Luís Nina (PS), presidente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo quis saber, junto do autarca, o ponto de situação na extensão de saúde na sua freguesia, já que, como adiantou, teve conhecimento da intenção de saída do médico pela população e não de forma oficial.

Exit mobile version