Site icon Rádio Boa Nova

“A Terra Treme”: Oliveira do Hospital simula o que fazer em caso de sismo

O Município de Oliveira do Hospital promoveu esta terça (14), pelas 11h14,  o exercício público de sensibilização sobre o risco sísmico “A Terra Treme”. A ação foi dinamizada, este ano, na Escola Básica de Lagares da Beira, tendo sido acompanhada de perto pelo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e pela vereadora da Educação, Graça Brito.

Há vários anos que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promove esta iniciativa junto de diferentes públicos, com particular enfoque no público escolar, dos diferentes graus de ensino.

O objetivo principal, de acordo com a autarquia, é “preparar as crianças e jovens para o eventual risco e capacitá-los enquanto agentes sensibilizadores da população em geral para estas questões de segurança”. A iniciativa contou com a colaboração de bombeiros das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira e dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, passou por diferentes momentos: visualização de um vídeo de sensibilização; realização do exercício de autoproteção; e evacuação das salas de aula para o ponto de encontro definido no espaço escolar.

A “Terra treme” é uma iniciativa anual que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que as pessoas devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. O breve exercício, em um minuto, convida as pessoas a executar os 3 gestos que salvam vidas: Baixar, Proteger e Aguardar, individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.

Exit mobile version