A ação de sensibilização “Feira + Sustentável” dirigida aos comerciantes da Feira de Oliveira do Hospital tem sido implementada “com sucesso face aos resultados alcançados, garantindo um recinto mais limpo no final do dia de feira”, informou o Município.
A iniciativa foi lançada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, no passado mês de novembro, e visa sensibilizar os feirantes para a correta separação dos resíduos, nomeadamente plástico e cartão, e deposição nos contentores adequados.
A cada feirante, para além de material informativo, são entregues dois sacos de elevada capacidade para colocar separadamente o papel/cartão (azul) e plástico/metal (amarelo) que no final da realização da feira são colocados – com o respetivo lixo ou vazios – nos contentores distribuídos pelo recinto destinados especificamente à recolha de papel/cartão, de plástico/metal. Refira-se que para o efeito, a Câmara Municipal reforçou igualmente o número de contentores distribuídos pelo recinto da feira tendo sido igualmente colocado um terceiro especificamente dirigido para resíduos orgânicos (fruta, vegetais e plantas).
Com a ação “Feira + Sustentável”, a autarquia pretende acima de tudo consciencializar todos os agentes para a separação e deposição seletiva, para a manutenção da limpeza do espaço evitando que o plástico e papel voe e se espalhe pelo recinto da feira, contribuindo para melhorar a gestão de resíduos naquele espaço.
Após as duas primeiras iniciativas, nas feiras de novembro, há a registar o impacto “bastante positivo”, verificando-se desde logo, no pós feira, que o espaço ficou limpo e sem os habituais plásticos e cartões espalhados pelo recinto, bem como a elevada adesão dos vendedores do comércio a retalho que depositaram os seus sacos nos contentores adequados para o efeito, como destaca o vereador Nuno Oliveira, responsável pelo pelouro Mercados; Feiras e Comércio Local.
Os resultados ficaram “bem visíveis no pós feira” imediato, realça o responsável que congratula os feirantes por se unirem à autarquia neste compromisso por um espaço mais limpo e estarem imbuídos também deste espírito que contribui para a preservação do ambiente e sobretudo para um futuro mais verde e sustentável.
A iniciativa tem um caráter contínuo, com monitorização permanente pelos serviços da Câmara Municipal, pretendendo-se o envolvimento de todos os feirantes na promoção e adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Assim, esta ação de sensibilização ambiental continuará nas próximas feiras de Oliveira do Hospital – que nos mês de dezembro se realizam nos dias 13 (segunda-feira) e 26 (domingo) – procurando incentivar os feirantes a serem um exemplo de boas práticas na gestão de resíduos, proporcionando um espaço agradável e atrativo para o comércio a retalho e para quem ali se dirige e realiza as suas compras.