O concelho de Oliveira do Hospital regista um “aumento significativo” de alunos nos ensinos do pré-escolar e do 1º ciclo. Prova disso é o facto de a Escola Básica de Travanca de Lagos lecionar em duas salas de aula, quando nos últimos anos apenas era possível preencher uma.
Foi, por isso, um dos motivos que levou o executivo da Câmara Municipal a assinalar, esta manhã, o arranque do novo ano letivo nesta freguesia do concelho oliveirense.
Para José Francisco Rolo, presidente do Município, a escola de Travanca de Lagos “demonstra uma dinâmica positiva relativamente ao 1º ciclo”. Num momento em que “em Portugal se debate a questão da regressão demográfica e a redução do número de alunos nas escolas”, em Oliveira do Hospital, este ano, observou-se o oposto.
Em Oliveira do Hospital, o novo ano letivo arrancou para toda a comunidade educativa, envolvendo 35 estabelecimentos de ensino, cerca de 2500 alunos, 180 funcionários e mais de 200 professores, a quem o autarca deseja “um ano feliz”, garantindo que “podem contar com a retaguarda das juntas de freguesia e a Câmara Municipal”.
Para o presidente, “o arranque foi bem planeado, bem organizado, num trabalho conjunto com o Agrupamento de Escolas e com o Município, até pela razão reforçada de que partilham competências”. “Esse pacote de competências foi delegado no diretor do Agrupamento de Escolas por total confiança e pelo princípio da autonomia na gestão”, afirmou.
“Em Oliveira do Hospital, a educação vai continuar a ser uma grande prioridade. Somos um concelho que oferece desde o pré-escolar até ao ensino superior, ao nível de mestrado”.
Também Carlos Carvalheira se congratula pelo aumento de alunos, considerando que o AEOH é “uma escola organizada e de qualidade”. Tento em conta o decréscimo registado nos últimos anos, o diretor do agrupamento está satisfeito com esta subida de 10% de alunos. “É um bom indicador”, afirmou, realçando que “nunca foi objetivo da direção encerrar escolas nas pequenas aldeias”.
“A expectativa é que seja um ano com organização, onde todos os alunos se revejam numa escola de qualidade, onde os pais e encarregados de educação acreditem e confiem na escola”, referiu. De acordo com o responsável, “o ano letivo começou de forma tranquila”, sendo que “houve uma planificação atenta e antecipada”.
Na ocasião, agradeceu “a forma equilibrada como a Câmara Municipal assumiu a delegação de competências, em que deu autonomia ao Agrupamento de Escolas para fazer a gestão dos recursos humanos e financeiros”.
Para Nuno Santos, presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, “as condições da escola, o incentivo à natalidade criado pelo executivo e fixação de famílias na freguesia” são fatores que levaram ao aumento de alunos na escola do 1º ciclo da freguesia.
“Para mim, como presidente da Junta de Freguesia, é um orgulho enorme a freguesia registar este aumento de alunos. Vem de um trabalho diário conjuntamente com o Município e o Agrupamento de Escolas. Também presidente do Centro Social de Travanca de Lagos, Nuno Santos adiantou que igualmente na creche se registou um aumento de crianças.
“Em anos anteriores, havia a preocupação com o fecho das escolas. Os alunos eram poucos. Este ano, estamos com um aumento e é muito satisfatório para quem luta todos os dias para que isto aconteça”, concluiu.