Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital: Paróquia adquiriu terreno para futura Igreja que terá capacidade para “400 ou 500 pessoas sentadas”

A paróquia de Oliveira do Hospital adquiriu o terreno destinado à construção da nova Igreja. O terreno, com área de 1400 metros quadrados, …

… está localizado na parte de trás do Tribunal, em direção a Aldeia de Nogueira.

A informação foi avançada na Rádio Boa Nova, esta manhã, por António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital e Arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra, no programa “Palavras de Esperança”, que tem repetição no domingo dia 15, às 10h00 e às 15h00. A informação também consta do último número do “aprisco” (folheto da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital) onde se lê “vamos avançar com o projeto da nova igreja” e é feito convite à participação da comunidade, no dia 28 de setembro, na celebração da Festa do Padroeiro, a Exaltação da Santa Cruz e a bênção do terreno destinado à nova Igreja.

Esta manhã, no programa “Palavras de Esperança”, o pároco oliveirense reportou para as iniciativas agendadas para o dia 28 de setembro, em que ocorre o início oficial da catequese, destacando também a bênção do terreno que “a paróquia conseguiu adquirir para a construção da nova Igreja”.

Sem adiantar o valor da aquisição, António Loureiro explicou que se trata de um lugar que “agora está limpo” e antes tinha “casas e árvores velhas”. Adiantou que “há já vários gabinetes de arquitetura a refletir e a trabalhar para que até ao fim do ano seja apresentada uma ideia para a futura Igreja, que será edificada com salões para reuniões e para suas atividades”.

A construção de uma nova Igreja é uma ideia falada desde “há muitos anos” mas “ainda não concretizada. “Agora damos um passo importante”, referiu António Loureiro.

A esta altura, o pároco oliveirense não tem previsão para o arranque das obras da futura igreja. “Vamos com calma, é preciso dar passos seguros”, afirmou, explicando que a ideia que chegou a ser pensada de construir a igreja junto à estátua de S. João Paulo II (em sítio próximo da Rádio Boa Nova), não vingou, por se entender que ficaria “afastada” do centro da cidade. Com o novo terreno, António Loureiro nota que a Igreja ficará “próxima da atual Igreja”, localizada em frente ao tribunal e contígua ao edifício da Câmara Municipal.

O desafio lançado aos gabinetes de arquitetura é de que a nova Igreja “tenha capacidade para 400 ou 500 pessoas sentadas”. Para que a ideia se concretize, António Loureiro apela à mobilização de todos. “Posso-lhe dizer que existe o dinheiro. O problema é que não sabemos ainda onde. Temos que nos envolver, para que consigamos juntar esse dinheiro e sejamos capazes de construir a nova igreja”, concluiu.

Exit mobile version