Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital organiza Marchas Populares “para o concelho, para a região e para o país”

No total são 10 as marchas populares – seis seniores, três infantis e uma convidada – que vão sair à rua no sábado, 17 de junho, e colorir o Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital.

Na contagem decrescente para o evento que é uma referência no concelho, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Silva, convida todos a comparecerem numa noite que se espera de grande brilho, alegria, cor e animação.

Em conferência de imprensa realizada ontem à tarde, na freguesia de Seixo da Beira, Graça Silva considerou que as marchas são uma iniciativa “para o concelho, para a região e para o país”. “Sabemos que é uma festa popular que faz com que o Parque do Mandanelho consiga uma (grande) moldura humana”, referiu.

Certa de que as Marchas de Oliveira do Hospital estão à vontade para igualar o evento similar realizado em Lisboa, Graça Silva orgulha-se por o evento contar com marchas participantes de norte a sul do concelho. “Algumas desde o arranque das marchas e outras a fazer a sua estreia como é o caso da marcha da freguesia de Seixo da Beira”, frisou

Graça Silva nota que “as Marchas Populares de Oliveira do Hospital têm um pendor muito forte ao nível do associativismo, com várias instituições a colaborar, que fazem de tudo para apresentar o seu melhor trabalho, que começou logo em janeiro”.

A primeira marcha a atuar será da Arcial – Associação Para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital, dando início ao desfile das marchas seniores.

As outras cinco marchas seniores surgem da freguesia de Seixo da Beira, da freguesia de Meruge e Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, da Associação de Recreio e Cultura de Lagares da Beira, da Eptoliva e do Rancho Folclórico de Lagares da Beira.

“Para além de toda esta riqueza do concelho, teremos como marcha convidada, a Marcha de Alfama, que volta a marcar presença no evento. Mais uma vez, estará connosco para mostrar o que de melhor fez este ano”, referiu.

Na iniciativa participam também três marchas infantis, nomeadamente do Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira, da Fundação Aurélio Amaro Diniz e da Casa da Obra Josefina da Fonseca.

“Falamos de marchantes com idades muito tenras, desde os quatro ou cinco anos até aos 12 ou 13 anos”, descreveu.

De acordo com Graça Silva, as Marchas Populares de Oliveira do Hospital estão a ser preparadas desde janeiro e envolvem “muita gente”.

“São seguramente mais de mil pessoas envolvidas, entre elementos das marchas, músicos e a logística do município. Em média são 80 a 100 pessoas envolvidas por marcha”, apontou.

A vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital explicou ainda que foi atribuído um subsídio total de 13.500 euros para apoiar as marchas.

“Foram atribuídos 1.800 euros a cada marcha sénior e 900 euros para cada marcha infantil, de forma a abrilhantarem esta noite”, concluiu.

Sobre cada uma das marchas:

CSP Seixo da Beira: 
Tema: Mundo Ideal
52 marchantes 
Padrinhos: Gisela Zagalo e Tiago Zagalo

FAAD
Tema: O circo
49 marchantes 
Padrinhos: Maria da Luz Ferreira e José Pinto

Obra D. Josefina Fonseca
Tema: As cores da nossa região
46 marchantes
Padrinhos: Graça Silva e José Ferreira

Arcial
Tema: As fontes de Oliveira do Hospital
40 marchantes
Padrinhos: Maria do Céu Martinho e José António Fonseca

Freguesia Seixo da Beira
Tema: Cozer à moda antiga
42 marchantes
Padrinhos: Pedro Cristóvão e Maria da Conceição Escada

Meruge
Tema: A música
36 marchantes^^
Padrinhos: Francisca Martins Pais e João Martins Pais

ACR Lagares da Beira
Tema: O ciclo do azeite
30 marchantes
Padrinhos: Emília Nunes e Bruno Fonseca

Eptoliva
Tema: O regresso ao passado
37 marchantes
Padrinhos: Mariana Gouveia e Leandro Araújo

Rancho Folclórico Lagares da Beira
Tema: Os Maias
36 marchantes
Padrinhos: Judite e Carlos Pinto 

Com:Lusa

Exit mobile version