Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital: Mau tempo volta a provocar estragos nas praias fluviais, deslizamentos de terra e corte de estradas

O mau tempo voltou a provocar estragos, este fim-de-semana, no concelho de Oliveira do Hospital. A chuva forte e intensa que se fez sentir sobretudo no domingo fez com que as praias fluviais fossem “engolidas” e levou ao corte de estradas e deslizamentos de terras.

Em declarações à Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo, presidente do Município, avançou que “o dia de domingo, com chuva intensa, provocou alguns danos particularmente no Vale do Alva”. “Houve encostas que deslizaram, zonas habitacionais que foram afetadas, a estrada de acesso a Penalva de Alva foi cortada para remoção de alguns deslizamentos de terras”, adiantou. De acordo com o autarca, a “situação que obrigada a mais atenção é “numa zona habitacional em Penalva de Alva, onde houve dois deslizamentos”. “Ao princípio da noite, no local estiveram meios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia”, explicou, frisando que “ninguém foi retirado de casa”, uma vez que “o desprendimento ocorreu junto à estrada e o loteamento é mais acima”. “Terá que ser feita a avaliação dos danos e ponderar medidas a tomar”, disse, esperando que “estre hoje e amanhã as situações estejam normalizadas”.

Segundo o responsável máximo da Proteção Civil do concelho, “na Estrada Municipal 230 que liga Vendas de Galizes à Covilhã também houve alguns deslizamentos de terra e queda de pedras” que levou à mobilização da Infraestruturas de Portugal (IP) ao local.

Quanto às praias fluviais, tanto a de S. Sebastião da Feira como a de Avô, ficaram “muito danificadas e foram completamente engolidas pelas águas”. “O excesso da água e a violência do caudal obviamente causaram impacto nas praias”, afirmou, garantindo que “há que fazer os investimentos necessários”. Agora é tempo de “agir para corrigir” e “resolver as situações para repor a segurança”.

Para os próximos dias prevê-se “muito trabalho” que contará com os esforços da Proteção Civil Municipal, Juntas de Freguesia, Bombeiros, GNR e IP.

Exit mobile version