Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital junta-se a Seia e Gouveia na gestão de água e saneamento

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a constituição de uma empresa intermunicipal com os vizinhos municípios de Seia e Gouveia, para a gestão …

…. do abastecimento de água potável, saneamento de águas residuais e outros serviços.

A proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, e que  resulta de um conjunto de reuniões preparatórias com os concelhos, foi aprovada por unanimidade, carecendo ainda de parecer favorável da Assembleia Municipal que reúne sexta-feira, dia 15 de fevereiro.

Em reunião do executivo, Alexandrino explicou que esta é uma matéria que carece de validação célere por parte dos três municípios para efeito de candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), até 28 de fevereiro, que só tem verbas disponíveis para projetos de agregação. Segundo o autarca,  no âmbito das negociações já realizadas, à empresa intermunicipal será destinada uma verba entre 4,5 milhões e seis milhões de Euros.  “O governo está a apostar nas empresas intermunicipais para dar escala”, explicou Alexandrino, informando que as “exigências da ERSAR são muito elevadas e muitos municípios não as conseguem cumprir”. “Decorrem agregações a nível nacional. Este é um processo imparável porque as câmaras não têm tido receita para fazer investimentos na rede que tem mais de 30 anos”, disse ainda.

Em reunião do executivo, José Carlos Alexandrino, referiu que a empresa intermunicipal terá sede em Seia, por ser o concelho mais central, com delegações em Oliveira do Hospital e Gouveia. Referiu que os funcionários que já integram a estrutura das águas no concelho terão “acréscimo de salário e não perderão direitos”, sendo que alguns terão que passar a pertencer ao quadro da futura empresa.

Exit mobile version