Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Oliveira do Hospital conta, já a partir do próximo dia 19 de junho, com o programa “Laços”, que pretende preparar casais e grávidas para o parto e parentalidade.

Enfermeira no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital há 12 anos, Carla Santos vê agora realizado um dos seus grandes objetivos profissionais. Com especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Carla Santos é a responsável pelo novo projeto, no qual coloca grandes expetativas.

Em declarações à Rádio Boa Nova, a enfermeira adianta que o programa “Laços” pretende fazer com que “as grávidas se sintam bem, acolhidas e que percebam que há muitas pessoas a viverem o mesmo processo”, conquistando, por isso, “ganhos em saúde”.

“Sendo uma área em que tenho muito gosto, investi, e agora estou aqui para permitir que as grávidas tenham um cuidado diferenciado ao nível da saúde materna”, afirma.

O programa contempla duas modalidades: teórica e prática. Nas questões teóricas, os casais ficarão a conhecer mais acerca das áreas da amamentação, trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, entre outras. Por sua vez, a parte prática aposta em “exercícios de vinculação entre o casal e o bebé”, como exercícios de relaxamento, respiração e de alívio de dor. “Vai ser algo dinâmico”, garante.

Segundo a promotora do projeto, as sessões realizam-se semanalmente e “todas as semanas os temas abordados vão ser diferentes para as grávidas terem acesso a vários temas”.

Para Miguel Cancela, Coordenador da UCSP de Oliveira do Hospital, este programa “é de extrema importância”, uma vez que pretende “servir cada vez mais e melhor a comunidade”. “Demonstra também, quer a nossa diferenciação ao nível dos cuidados, quer a nossa preocupação em não estar de costas voltadas para os utentes, mas também mostrar que trabalhamos em prol da comunidade e em prol de melhorarmos os índices de saúde cada vez mais”, refere à Rádio Boa Nova.

As sessões do programa “Laços” são gratuitas e dirigem-se a grávidas/ casais com idade gestacional igual ou superior a 28 semanas. Para tal, os interessados devem efetuar as inscrições por telefone (238 600 250), email (lacos.ohp@gmail.com) ou presencialmente no Centro de Saúde, com a enfermeira responsável, Carla Santos ou com médico/ enfermeiro de família.

Exit mobile version