Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital já dispõe de Parque de Recolha de Biomassa

Oliveira do Hospital já dispõe de um Parque de Recolha de Biomassa. Situado na Zona Industrial da cidade, o espaço tem como finalidade recolher sobrantes agro-florestais para depois serem transferidos para centrais de biomassa.

Trata-se de um investimento de 34 mil Euros, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no âmbito do projeto Transform, a agenda criada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Nos mil metros quadrados do Parque de Recolha de Biomassa podem ser depositados sobrantes de podas agrícolas, de limpezas de terrenos e de manutenções de jardim. Por outro lado, são proibidos resíduos verdes com entulhos ou metais, lixo doméstico, entulho, resíduos orgânicos e equipamentos elétricos e eletrónicos.

Para José Francisco Rolo este é “um projeto importante pois vem reforçar fatores de proteção” ao “retirar massa combustível do território e colocá-la num lugar seguro”. O presidente do Município de Oliveira do Hospital lançou o apelo às “Juntas de Freguesia e aos particulares” para que recorram a este espaço sempre que necessário.

Inicialmente, o Parque de Recolha de Biomassa vai estar aberto das 7h00 às 16h30 para “avaliar a afluência”, porém há a intenção de o manter em funcionamento durante 24 horas. “Para isso é preciso garantir condições de segurança”, frisou Rolo.

O autarca deseja que “este espaço seja utilizado com responsabilidade” e não tem dúvidas de que “vai facilitar a vida à Proteção Civil e aos Bombeiros” pois deverá levar à redução de ignições que se alastravam rapidamente devido à acumulação de sobrantes. “Este é um lugar seguro e acessível”, assegurou. A defender que esta “é uma medida importante”, o presidente da autarquia considera importante “multiplicar estes espaços”. No caso do concelho oliveirense, José Francisco Rolo acha premente “criar mais mais um parque a norte e outro a sul”.

Hugo Vieira, a representar a CIM Região de Coimbra, explicou que “este parque surge no âmbito do projeto Transform financiado pelo PRR com o objetivo de criar estruturas para sobrantes agro-florestais”. Adiantou que a CIM, “em articulação com os Municípios” enviará uma empresa ao local “sempre que for necessário fazer recolha”. Segundo o responsável, na área geográfica da CIM, já estão instalados “10 parques e 13 contentores florestais”.

Na ocasião, José Carlos Marques, coordenador da Proteção Civil Municipal, elogiou o projeto, uma vez que, anteriormente, “a concentração de sobrantes era feita de forma desordenada” e também vai “evitar, de certa forma, a realização queimas”.

José Manuel Matias, presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, mostrou-se satisfeito pela implementação do Parque de Recolha de Biomassa, considerando o mesmo “uma mais valia”. “Com alguma frequência procurávamos sítios para tal. É realmente uma mais valia, uma medida em defesa do meio ambiente. Só temos todos a ganhar com isso”, referiu.


Exit mobile version