O Município de Oliveira do Hospital é um dos 14 municípios que integra o consórcio destinado à valorização da herança romana na Região Centro.
A formalização deste consórcio, que é liderado pela Associação de Municípios de Portugal Romano, da qual Oliveira do Hospital faz parte, decorreu na passada quinta-feira, numa cerimónia realizada no Museu Po.Ro.S – Portugal Romano de Sicó, em Condeixa-a-Nova, com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e da vereadora com o pelouro da Cultura, Graça Brito, presidente da assembleia geral da Associação do Portugal Romano.
Segundo nota da autarquia, na cerimónia foi, igualmente, apresentada uma matriz estratégica da preparação da candidatura ao Aviso Centro 2023 – ITI PROVERE-2023-1, de valorização do potencial endógeno e patrimonial da herança da romanização em Portugal, com vista ao aumento da atratividade do território, bem como o programa de ação a desenvolver pela Rede Portugal Romano.
“Note-se que o legado da ocupação romana na Região Centro, e, concretamente, em Oliveira do Hospital, representa um património distinto não só do Centro como do país, cuja valorização se assume como um elemento cultural e de cariz económico”, refere o Município.
Para o Município de Oliveira do Hospital, a criação do consórcio de valorização da herança romana é “um exemplo de como se constrói um território de futuro com base no passado”.