O Município de Oliveira do Hospital dinamizou um workshop teórico-prático direcionado às instituições de ensino do concelho no âmbito do projeto “Bio-Bairros – Da Terra à Terra”.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a valorização de resíduos orgânicos na fonte, através do projeto “Biobairros – Da Terra à Terra”, resultando de uma candidatura da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão ao Fundo Ambiental.
“Para o efeito serão distribuídos compostores e baldes adaptados à boa prática da gestão de compostagem o que permitirá a gestão dos biorresíduos”, refere nota da autarquia.
Como assinala o vice-presidente e vereador do Ambiente, Nuno Oliveira, é importante o envolvimento de todos os agentes das comunidades locais neste desafio “Compostagem: Eu faço!”. O contributo de todos, dos alunos e de toda a sociedade neste movimento irá com certeza contribuir para a melhoria da qualidade de vida em termos ambientais, e possibilitará a diminuição dos resíduos urbanos biodegradáveis presentes nos resíduos indiferenciados com impacto direto nas quantidades depositadas em aterro sanitário.
Amiga do ambiente, a compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica (folhas verdes, restos e cascas de frutas, hortaliças, caruma, restos de frutos secos, cascas de batata, entre outros) por ação de microrganismos na presença de oxigénio. Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos) cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico.