Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital inaugurou Centro de Recolha Animal “do mais moderno que existe na região” (´vídeo)

Foi hoje inaugurado o novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Oliveira do Hospital com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino. José Francisco Rolo, presidente do Município, considerou que o espaço, que já se encontra com a sua capacidade “lotada”, é “do mais moderno e atualizado na região”.

Esta manhã a satisfação era generalizada entre todos os que participaram na concretização do CROA, bem como entre os que agora asseguram o seu funcionamento e o objetivo de proporcionar bem estar aos animais e incentivar processos de adoção responsáveis.

“Um animal não é um brinquedo”, chegou a referir o presidente da autarquia na presença de um grupo grande de alunos da EB1 da cidade de Oliveira do Hospital, entre eles a turma de AEC que sob a coordenação da professora Daniela Marques desenvolveu o projeto Pelos de Rua, distinguido a nível nacional e que fez reverter o prémio para o CROA de Oliveira do Hospital. “Vocês são cuidadores e curadores deste espaço”, afirmou José Francisco Rolo, que do mesmo modo agradeceu aos voluntários que apoiam a equipa do CROA.

Esta manhã, o autarca adiantou que “a criação do CROA resulta da opção do controlo animal e política de bem estar dos animais, saúde pública e diminuição de riscos”. “Estamos a cumprir com os objetivos”, continuou José Francisco Rolo, para quem este é um projeto que “tem dimensão de futuro” pela promoção de programas de voluntariado e de adoção, e que vai até às escolas, comprovando que este “é um tema importante”.

Localizado na zona traseira da Zona Industrial de Oliveira do Hospital, o CROA é um “centro certificado pelo ICNF desde 2023 porque cumpre os requisitos do bem estar animal”. O espaço resulta da recuperação e valorização do antigo espaço que já acolhia animais e de um investimento na ordem dos 140 mil euros, financiado em 40 mil Euros pelo ICNF. José Francisco agradeceu, por isso, ao secretário de Estado João Paulo Catarino pelo “trabalho de acompanhamento e abertura aos projetos de Oliveira do Hospital. “Tivemos sempre uma relação útil, cooperante e produtiva”,  observou José Francisco Rolo.

O CROA é resultado de um projeto lançado em 2021 pelo executivo liderado por José Carlos Alexandrino , e que o atual autarca pretende que seja “da comunidade”. “O espaço está entregue a nós, mas queiram acolhê-lo como espaço da comunidade”, frisou.

Até à data, o CROA contabiliza 126 adoções e 186 animais esterilizados e o Município inscreveu 5 mil Euros, em orçamento, para dar continuidade ao programa de esterilização em 2024.

José Carlos Alexandrino considerou esta manhã que “esta concretização chega demasiado tarde”, lembrando também a tentativa que houve enquanto foi presidente da CIM Coimbra de criação de um canil intermunicipal que ficaria localizado em Côja, mas para o qual não foi possível obter financiamento. Para o presidente da Assembleia Municipal e anterior presidente da Câmara hoje “deu-se um passo para Oliveira do Hospital ficar melhor, porque os animais ficam com melhores condições”. Em diálogo com os alunos que ali marcaram presença, lembrou que “os animais, tal como os humanos também sofrem”.

Em Oliveira do Hospital, o secretário de Estado atestou o “impulso” que foi dado pelo governo nesta área na sequência da “catástrofe de Santo Tirso”, ao nível da alocação de verbas e contratação de equipas. Agora “é preciso acelerar este trabalho”, frisou João Paulo Catarino aludindo de modo particular “às campanhas de esterilização e de adoção”. Segundo adiantou o responsável, no país estão registados mas de três milhões de animais de companhia. Mas também alertou: “não pode ter um animal quem quer, mas quem tem condições para o ter”.

A cerimónia de inauguração do CROA ficou hoje marcada pela apresentação de uma dança pela turma de AEC da EB1 de Oliveira do Hospital que desenvolveu o projeto “Pelos de Rua”.

Exit mobile version