Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras nas praias fluviais. Município investe 25 mil Euros por ano para controlo das águas

As quatro praias fluviais do concelho de Oliveira do Hospital hastearam, no início desta semana, as bandeiras de Praia Acessível. Alvoco das Várzeas renova galardão de Bandeira Azul. Município promove um “verão seguro” com as medidas de proteção à Covid-19.

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas é a única do concelho a hastear, pelo oitavo ano consecutivo, a Bandeira Azul por ter “qualidade de água excelente”. Na ocasião do hastear das bandeiras, Agostinho Marques, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, realçou que o “ícone Bandeira Azul de água excelente dá visibilidade à freguesia”. No seu último mandato autárquico, o responsável agradeceu a todas as entidades pelo trabalho feito neste “caminho que não foi fácil”.

Praia Acessível e Praia Bandeira Azul, Alvoco das Várzeas tem capacidade para acolher 80 banhistas.

Rui Coelho, autarca da União de Freguesias de S. Sebastião da Feira e Penalva de Alva, que vê, uma vez mais, a praia fluvial hastear a bandeira Praia Acessível, afirmou que o espaço balnear possui “condições de higiene, segurança e bem-estar”. “Esperemos estar, uma vez mais, tal como no ano passado, à altura para que as coisas corram bem”, disse, deixando o convite para que as pessoas usufruam do espaço “sem receio”. Adiantou que, para além da praia fluvial de S. Sebastião da Feira, os veraneantes podem usufruir de “outros espaços fluviais” como Santo António do Alva, Penalva de Alva e Quinta do Mosteiro”.

A praia de S. Sebastão da Feira, na sua lotação máxima, pode acolher 120 pessoas.

Com capacidade para 150 visitantes, a praia fluvial de S. Gião renova a bandeira de Praia Acessível. Luciano Correia, autarca da freguesia de S. Gião, parabenizou a direção da Fundação Albino Mendes da Silva “por manter o parque limpo e em segurança” e pelas “obras feitas nos últimos anos”. Agradeceu, uma vez mais, à Câmara Municipal pelo “apoio” em prol da “funcionalidade da praia”.

Por sua vez, Manuel Garcia, presidente da referida Fundação, agradeceu aos seus colaboradores e ao Município, garantindo que se fará “mais e melhor para que as pessoas disfrutem do espaço”. Deu conta do investimento feito no parque, em infraestruturas, no hotel, na canalização e no abastecimento de água que, no corrente ano, representa já 15 mil Euros.

José Carlos Martins, presidente da freguesia de Avô, que viu a Praia Fluvial da Ilha do Picoto perder o galardão Bandeira Azul, espera recuperar a distinção no próximo ano. Com capacidade para 410 banhistas, a junta de freguesia apostou, novamente, em dois nadadores salvadores. O autarca adiantou que a junta de freguesia investiu no bar e no ringue. Na ocasião, agradeceu o apoio do Município oliveirense pelo investimento na Ilha do Picoto, este ano também com a colocação de mais cinco chapéus de sol.

A acompanhar a cerimónia do hastear das bandeiras nas quatro praias fluviais do concelho, José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia oliveirense e vereador do Pelouro do Ambiente, afirmou que há uma forte aposta num “verão seguro”. A esta altura, o responsável mostra-se confiante e crente de que “haverá uma grande procura”. Adiantou que, por ano, o Município investe cerca de 25 mil Euros “para fazer análises e controlo da água”.

“Preparámo-nos para um momento de pandemia, garantindo todas as condições de acessibilidade às praias, de circulação sem cruzamento, de distanciamento e material desinfetante”, afirmou, alertando para a obrigatoriedade em deixar 1,5 metros entre toalhas e três metros entre chapéus, assim como o uso da máscara. Quanto à lotação das praias, José Francisco Rolo adiantou que será um trabalho coordenado pelos gestores das praias, Filipa Coelho e Diogo Brantuas, em articulação com os nadadores salvadores.

Carlos Oliveira e Mário Ferreira, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o comandante Simões, do Posto Territorial da GNR de Oliveira do Hospital, estiveram presentes nas cerimónias.

Exit mobile version