Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital e vila de Avô galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência” (com áudio)

Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram, esta manhã, galardoadas com a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II”, como reconhecimento público do trabalho…

… que a autarquia tem vindo a desenvolver, no âmbito da qualificação do Município em eixos como a mobilidade clicável e pedonal, regeneração urbana e turismo.

Os fundamentos da atribuição prendem-se com o grau de evolução da implementação dos Planos de Ação Local propostos para a cidade de Oliveira do Hospital e para a vila de Avô, aquando da adesão  à Rede de Cidades e Vilas de Excelência. Em linha de conta também foram tidas as ações planeadas como a regeneração do Centro Histórico (através da requalificação do espaço público), a requalificação e beneficiação dos mais importantes arruamentos desta cidade, a criação do Centro Comercial ao Ar Livre e a reabilitação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital, assim como definição de percursos pedonais preferenciais. Pesaram de igual modo, as estratégias e ações em contexto de eficiência energética  – aposta na tecnologia Led e implementação de fibra óptica, por exemplo – para tornar Oliveira do Hospital numa “smart Citiy”.

Na renovação do galardão em Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal considerou a bandeira como algo que “prestigia” o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos oito anos. José Carlos Alexandrino destaca a regeneração urbana que está a acontecer no valor de 7,5 milhões de Euros. “Já muito fizemos, mas há muito para fazer”, referiu, dando o exemplo da Zona Histórica. O objetivo, frisou, é “tornar Oliveira do Hospital numa cidade mais moderna, que sirva melhor quem habita nela e no concelho”.

A renovação do galardão resulta da materialização de um plano de ação no âmbito do PEDU, considerando José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal, que o caminho é o de “melhorar a mobilidade da cidade, devolvê-las às pessoas e torna-la num espaço mais aprazível”. “O desafio é tornar Oliveira do Hospital uma smart city”, frisou.

Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, comprovou em Oliveira do Hospital a realização do plano de ação, procedendo, por isso, à entrega da bandeira ao presidente da Câmara Municipal. O hastear da bandeira coincidiu, esta quarta- feira com a comemoração do “Dia Mundial dos Avós”. “A bandeira é um prémio que sublinha uma cidade e um território para todos. O que está em causa é podermos viver 100 anos e sabermos que Oliveira do Hospital tende a eliminar os obstáculos e a promover uma vila mais amiga”, constatou a responsável.

Exit mobile version