Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital e Tábua vão receber 400 peregrinos da JMJ 2023

No âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023, os concelhos de Oliveira do Hospital e de Tábua preparam-se acolher cerca de 400 jovens peregrinos, numa organização COT J’OliTá .

Segundo adiantou o pároco oliveirense, António Loureiro, na Unidade Pastoral (UP) de Oliveira do Hospital, entre os dias 25 e 31 de julho, são esperados 41 jovens alemães e 124 espanhóis. Já na UP de Oliveira do Hospital Sul vão ser recebidos 136 italianos. E cerca de uma centena de jovens franceses vão ser acolhidos em Tábua. Também são esperados quatro sacerdotes espanhóis, quatro italianos e quatro franceses.

Naqueles que são designados como “os Dias na Diocese”, os jovens vão estar assim distribuídos, sendo que cada local de acolhimento terá o seu próprio programa de atividades.

No caso da UP de Oliveira do Hospital, o local de acolhimento vai ser o Parque dos Marmelos, que é um local de “fácil acesso” e onde, em cada dia, vão decorrer as atividades, momentos de oração e onde vão ser servidas as refeições.

Na semana em que vão permanecer em Oliveira do Hospital e Tábua, “há dois dias em que os jovens vão a Coimbra, um para conhecer a cidade e o outro para participarem na Festa da Juventude (29 de julho) que vai decorrer no Parque da Canção e onde se vão juntar os 14 mil jovens que escolheram a diocese de Coimbra para passar “os dias na diocese”.

A esta altura, António Loureiro está muito expectante em relação à receção dos jovens peregrinos em Oliveira do Hospital. O pároco local destaca, de modo particular, a capacidade de organização da equipa coordenadora do Cot J’OlitTá, o envolvimento dos voluntários e a disponibilidade das famílias de acolhimento.

A receção aos jovens vai decorrer no dia 26 de julho no Parque dos Marmelos e a despedida vai consistir numa “grande cerimónia” com o conjunto dos 400 peregrinos, no dia 30 de julho, no mesmo local.. “Teremos um momento celebrativo especial com os peregrinos e as famílias de acolhimento. Vai ser uma missa campal e um picnic”, adianta António Loureiro, que convida toda a comunidade a marcar presença no grande encontro.

Exit mobile version