Os 2.250 motociclistas que integraram a caravana do 25.º Portugal Lés-a-Lés, passaram, na passada sexta-feira, 9 de junho, pelos concelhos de Oliveira do Hospital e Tábua.
Em Oliveira do Hospital, a caravana visitou a freguesia de Lourosa, tendo sido recebida pelo presidente do Município, José Francisco Rolo, e os vereadores do Turismo, Graça Silva, e do Desporto, Nuno Ribeiro.
Com as ruas decoradas para a passagem da motas, os visitantes foram recebidos a rigor pela população local, que vestiu trajes de época para a promoção da Feira Moçárabe de Lourosa, nos dias 12 e 13 de agosto.
Os motociclistas foram ainda convidados a visitar a Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa, Monumento Nacional, que este ano comemora 1111 anos de existência, com visitas guiadas promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital.
Para o Município de Oliveira do Hospital, a passagem da 25.ª edição do Lés-a-Lés constituiu-se como um importante marco na divulgação do património histórico classificado de Oliveira do Hospital e potenciou a promoção cultural do concelho e a marca turística “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”.
Em Tábua, no Jardim Sarah Beirão estava localizado “um oásis”, onde foi servido um pequeno-almoço oferecido pelo Município, bem como um espaço de promoção turística do concelho, com a oferta de material de divulgação e prestação de informação turística, tendo a comitiva sido recebida pelo presidente da autarquia, Ricardo Cruz, e restantes membros do executivo.
O vereador do Desporto e Turismo, David Pinto manifestou o seu contentamento pela escolha de Tábua como ponto de passagem da prova, o que é “revelador das excelentes condições que Tábua oferece para a realização destes eventos”.
Ao presidente da FMP, Manuel Marinheiro, enquanto entidade organizadora do Portugal Lés-a-Lés, Ricardo Cruz manifestou “a abertura e interesse do Município de Tábua em continuar a apoiar estas iniciativas, as quais se revestem de um enorme interesse para a divulgação turística do concelho, nomeadamente dos recursos relacionados com o turismo de aventura e de natureza, contribuindo para consolidar a marca “Tábua, O Encanto das Beiras!”.
Esta receção em Tábua contou ainda com a colaboração das associações locais MK Makinas e 2 Rodas, bem como de formandos da EPTOLIVA (Curso de Turismo (2º ano) e o grupo EPTO Concertinas), cujos elementos “deram um contributo inestimável para o sucesso da mesma, que mereceu os maiores elogios de todos os participantes”.
O Portugal Lés-a-Lés que atravessa o país de um extremo ao outro, organizado pela FMP – Federação de Motociclismo de Portugal, é a maior maratona mototurística da Europa. O passeio concilia a resistência física à vertente turística e percorre as estradas nacionais, municipais e regionais mais emblemáticas de Portugal, na senda da descoberta da beleza do traçado do território e com o objetivo de cruzar Portugal de extremo a extremo.