Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital é sede da “Capital dos Frutos Silvestres”

O concelho de Oliveira do Hospital foi o escolhido para servir de sede à Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres que também vai contar com um polo em Mangualde.

O novo projeto visa apoiar a produção e comercialização daqueles frutos junto dos produtores de 22 municípios da região.

O projeto liderado pelo jovem produtor de frutos silvestres, Nuno Pereira, responsável pela marca “Capital dos Frutos Silvestre” foi apresentado esta manhã na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A motivar a constituição da Cooperativa, como explicou o empresário, estão as várias plantações espalhadas pela região, cujos produtores necessitam de ver assegurada a comercialização dos frutos, assim como apoio técnico para o desenvolvimento das suas explorações. “A ideia é controlar a venda”, explicou Nuno Pereira, notando estar em causa um produto “excecional” e daí a importância de que “os produtores tenham a venda garantida”. O empresário destacou as relações comerciais que estão já em curso com o mercado externo, já que a maioria do fruto colhido se destina à exportação, ainda que o mercado nacional esteja em crescendo. No projeto da Cooperativa, Nuno Pereira conta com uma equipa jovem e o objetivo é atrair um maior número de produtores, esperando que a produção este ano possa rondar as 100 toneladas em mirtilo e framboesa, entre outros frutos.

Este é um projeto que cai bem junto do Município de Oliveira do Hospital. “Da parte da Câmara Municipal há grande disponibilidade para abraçar o projeto convosco, que pode vir a desenvolver não só Oliveira do Hospital, mas toda a região”, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, para quem é importante a aposta numa “nova agricultura”. “O mundo mudou”, observou.

“Quem hoje aposta na agricultura está a apostar num futuro de qualidade”, referiu João Lopes, vereador da Câmara de Mangualde, município onde ficará localizado um pólo de apoio ao trabalho desenvolvido pela Cooperativa.

Exit mobile version