Município de Oliveira do Hospital renovou, pelo nono ano consecutivo, a bandeira de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, galardão que destaca o trabalho executado na valorização das famílias em vários domínios do dia a dia, anunciou a autarquia.
O reconhecimento foi atribuído à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e deve-se à implementação de políticas amigas das famílias, facilitadoras de conciliação da vida familiar, em particular das famílias com três ou mais filhos, por serem aquelas que mais colaboram no combate ao envelhecimento e à desertificação, e sendo geradoras de fonte de riqueza, através da criação de emprego, do aumento do espírito de iniciativa e da estabilidade social.
A cerimónia da entrega de Prémios às Autarquias Familiarmente Responsáveis decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, no dia 6 de dezembro, com a presença da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, Graça Brito, tendo sido atribuída a Oliveira do Hospital a “Bandeira com Palma”, por ser um Município Familiarmente Mais Responsável há mais de três anos consecutivos.
Esta “importante distinção”, refere Graça Brito, “mostra o investimento feito na construção de políticas integradas e transversais de apoio à família” e “a capacidade de criar medidas e de implementar boas práticas em matéria de apoio a famílias” em todo o concelho.
Para a renovação deste galardão contou a avaliação feita pelo Observatório às políticas “familiarmente responsáveis” implementadas no Município de Oliveira do Hospital com dados reportados ao ano de 2022, nas áreas do apoio prestado à maternidade e à paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, ambiente e participação social.
No âmbito do trabalho na valorização das famílias, são ainda implementadas medidas como a consideração da dimensão familiar em sede de IMI, o programa de incentivo à natalidade, a atribuição de apoios a agregados familiares desfavorecidos, a tarifa para a coesão social de águas e saneamento e a tarifa para famílias numerosas.
A oferta do Cheque + Educação aos alunos do 1º CEB, os transportes gratuitos para todos os alunos do concelho, a atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior, bem como a oferta de iniciativas no que diz respeito à cultura, desporto, lazer e tempo livre às famílias e o programa OHÁ+Saúde, de comparticipação de medicamentos, são outras das estratégias implementadas pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito das políticas amigas das famílias.
A vereadora da Ação Social da Câmara Municipal reforça que Oliveira do Hospital vai continuar “com o compromisso de apoiar as famílias, com medidas concretas de apoio e de proteção em vários níveis de atuação e num esforço concertado”.
No contexto das questões familiarmente responsáveis, Oliveira do Hospital está também integrada desde 2022 na Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias, criada pela Confederação Europeia de Famílias Numerosas, que agrega municípios de oito países europeus e que cuja missão passa por fornecer apoio, ferramentas e recursos aos municípios para desenvolver e melhorar uma cultura amiga da família.
A bandeira de “Autarquia + Familiarmente Responsável” 2023 , que vai substituir o galardão no ano passado, vai ser hasteada defronte do edifício da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.