Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos 308 municípios portugueses.

No índice liderado pelo município transmontano de Alfândega da Fé, Oliveira do Hospital surge na 21ª posição, registando uma descida de três lugares comparativamente ao último índice divulgado e que reportava ao ano de 2015, altura em que o município oliveirense ocupava o 18º lugar, integrando o “top 20” dos municípios mais transparentes do país.

Na posição 21, Oliveira do Hospital surge com índice de transparência de 89,97 por cento.

No distrito de Coimbra, Oliveira do Hospital é o 2º município mais transparente, sendo apenas ultrapassado por Miranda do Corvo que, na 12º posição, apresenta um índice de transparência de 92,58 por cento. No distrito, destaque também para o munício de Cantanhede  que ocupa o 35º lugar do índice, seguido de Arganil (49º), Figueira da Foz (52º),  Tábua (53º) e Vila Nova de Poiares (54º), Lousã (68º), Góis (103ª), Mira (135º), Pampilhosa (142º), Condeixa-a-Nova (190º), Coimbra (218º), Soure (228º), Penacova (229º), Montemor –o-Velho ( 238º) e Penela que ocupa o último lugar do índice (308º). De sublinhar que Coimbra e Penela estão entre os municípios que mais desceram no Índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, figurando em 2015 nas posições 118º e 209º respetivamente.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.

Confira o ranking aqui>>>

ATUALIZAÇÃO


Em declarações à Rádio Boa Nova – em direto, no noticiário das 12h00 – o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital considerou a 21ª posição uma “pontuação honrosa”, representando porém “um objetivo não conseguido pela autarquia” que almejava ficar situada no “top 10” dos municípios mais transparentes. José Carlos Alexandrino explicou que tal se ficou a dever a “fatores externos”, nomeadamente problemas com a plataforma Construlink, que é responsável pelo lançamento das obras públicas.

Ainda assim, o autarca oliveirense considera que a 21ª posição é “lugar de excelência entre 308 concorrentes”. Somos o segundo na região de Coimbra. Temos a noção de que a Câmara não é nossa e temos ideia de que todos os dados são públicos e devem ser consultados por qualquer pessoa”, referiu. 

Exit mobile version