Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital deu início à estabilização dos solos após incêndio

Equipas dos GIPS da GNR, da Força Especial de Bombeiros, sapadores e funcionários o Município de Oliveira do Hospital e União de Freguesias de Penalva de Alva …

… e S. Sebastião da Feira iniciaram hoje trabalhos de estabilização de emergência dos solos.

Os trabalhos que decorrem, nesta primeira fase até à próxima 4ª feira numa área de cinco hectares junto às Quintas de S. Pedro, em Penalva de Alva, são da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) tendo em vista a estabilização dos solos no sentido de evitar a erosão e o perigo de derrocadas.

Teresa Dias, vereadora do Município de Oliveira do Hospital responsável pelas florestas, explicou à Rádio Boa Nova que a estabilização “é feita em zonas de encosta para segurar taludes e estradas e proteger as habitações”.  “São colocadas barreiras de troncos ancorados por árvores ardidas ou estacas”, adiantou a responsável, referindo que os trabalhos envolvem também a colocação de “material estilhado para ajudar a estabilizar o solo para que as chuvas não arrastem os solos”.

Numa altura em que a chuva é tão necessária, Teresa Dias nota que “o pior que pode acontecer é a ocorrência de chuvas intensas que tendem a arrastar o solo e as pedras”. “As derrocadas poderão acontecer e o perigo é maior. É necessária esta estabilização de emergência”, referiu.

O forte incêndio de 15 de outubro devastou cerca de 96 por cento da área florestal do concelho.

Exit mobile version