Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

Desde a passada segunda feira que o abastecimento público de água, em Oliveira do Hospital, está a ser assegurado pelo bombeiros. O Município oliveirense acusa a EDP de provocar a “turvação de água”.

Uma operação realizada pela EDP, a montante da Estação de Tratamento de Águas da Nossa Senhora do Desterro, colocou em causa a qualidade da água da rede pública, obrigando a que o Município de Oliveira do Hospital interrompesse o abastecimento. José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia disse, em declarações à Rádio Boa Nova, que a operação realizada pela EDP “elevou para níveis desmesurados a turvação da água”, provocando o “entupimento dos filtros”, com “impacto na água que foi canalizada”. “Tivemos que interromper o abastecimento e proporcionar água por via dos bombeiros”, adiantou o responsável.

Na prática, a corporação de bombeiros da cidade está a proceder à reposição de água nos reservatórios, a partir de captações alternativas que existem no concelho. Esta é, contudo, uma situação que não agrada ao executivo municipal oliveirense. “O presidente da Câmara Municipal fez ouvir a sua voz, no sentido de que esta situação não pode acontecer”, referiu José Francisco Rolo, que regista como “positivo” o facto de responsáveis da EDP se terem hoje deslocado a Oliveira do Hospital, para esclarecer o que aconteceu. Para além do “pedido de desculpas”, na reunião “foi pedida mais comunicação”, referiu.

À Rádio Boa Nova, o vice-presidente assegurou que o Município não foi avisado pela EDP sobre a realização dos trabalhos em causa. “Uma empresa como a EDP tem que perceber que está a atuar num território fragilizado devido aos incêndios”, observa José Francisco Rolo que, por isso, apela a que no futuro seja dirigida uma comunicação aos municípios para que se possam preparar.

No concelho de Oliveira do Hospital, os bombeiros da cidade estão desde a passada segunda feira a assegurar o abastecimento de água. José Francisco Rolo espera que a situação fique regularizada até amanhã ou sexta-feira. O autarca lembra que esta é uma situação com custos elevados para o município, pelo que espera que a EDP se mostre sensível nesta matéria.

Para além de Oliveira do Hospital, também os concelhos de Seia e Gouveia sofreram constrangimentos no abastecimento de água.

A propósito, em comunicado enviado à agência Lusa, a EDP refere que interveio na Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Senhora do Desterro, para garantir a eficiência dos caudais à entrada da central. “As entidades competentes foram avisadas pela empresa, nomeadamente o ICNF, a APA e a Águas Vale do Tejo, no sentido de minimizar o potencial impacto dos trabalhos”, explica a EDP.

Exit mobile version