Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital cria Centro Municipal de Proteção Civil

O futuro Centro Municipal de Proteção Civil ficará localizado nas instalações do Estaleiro Municipal na Zona Industrial de Oliveira do Hospital.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai criar um Centro Municipal de Proteção Civil (CMPC) no estaleiro municipal, situado na Zona Industrial da cidade.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, as obras “vão permitir concentrar no mesmo espaço toda a estrutura local dos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC), com recursos humanos, informáticos, de comunicação e equipamentos para desenvolver as suas competências de coordenação institucional, estando ainda preparado para servir funções de uma organização diferenciada em situação de emergência, garantindo a correta gestão dos meios mobilizáveis face aos vários tipos de ocorrência”.

De acordo com a autarquia liderada por José Carlos Alexandrino, “trata-se de um investimento na ordem dos 903.159 Euros, comparticipado a 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (643.120 euros), após a candidatura do Município relativa à proteção Contra Risco de Incêndios”. O Centro Municipal de Proteção Civil de Oliveira do Hospital (CMPC) “será instalado num edifício existente no Estaleiro Municipal, cuja utilização está, neste momento, subaproveitada, procedendo à sua adequada remodelação e expansão, para o ajustar às especificidades e necessidades do CMPC”.

Este investimento “permitirá dotar a autarquia de um espaço físico com recursos tecnológicos para albergar e apoiar a Comissão Municipal de Proteção Civil nas suas competências de coordenação institucional, quer na vertente política, quer na vertente de coordenação operacional, e que esteja preparado para servir as funções de uma organização diferenciada em situação de acidente grave ou catástrofe, assim como com capacidade de resposta imediata para sustentação logística de desalojados e/ou dos dispositivos de resposta operacional ativados”.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, refere que “lançamos esta obra neste momento porque foi precisamente nesta altura que tivemos acesso a financiamento do quadro comunitário”. Adianta ainda que “não seria possível avançar para um equipamento desta envergadura, e que beneficiará o estaleiro municipal, sem que houvesse lugar a financiamento, entendendo que se trata de um investimento de máxima importância que contribuirá para o reforço da segurança no concelho e a salvaguarda das suas populações”.

O CMPC ocupará um edifício de dois pisos, sendo um destinado a arrumos de material e equipamentos necessários ao desempenho das funções no âmbito do SMPC e a estacionamento de viaturas afetas ao mesmo serviço. No piso superior ficarão instaladas, entre outras, uma Sala de Operações que atuará ao nível da prevenção e avaliação de riscos, planeamento e apoio às operações, logística e comunicações e sensibilização e informação pública, devidamente ;  uma Sala de Crise, que também funcionará como sala de reuniões/formação; uma Sala Polivalente, que servirá para dar resposta imediata em caso de emergência, nomeadamente para sustentação logística de desalojados, assim como instalações sanitárias e balneários; e Gabinete de trabalho destinado ao encarregado operacional do Serviço de Proteção Civil.

A nova estrutura será dotada de recursos tecnológicos, como ferramentas de planeamento e análise; de central de comunicações digital com acesso por exemplo à rede SIRESP e rede de Banda Alta; sistemas de monitorização, entre outros meios que permitirão uma ação eficiente e eficaz em todos os domínios da Proteção Civil Municipal.

Exit mobile version