Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital: 31 pessoas estão em isolamento. Duas testaram negativo e uma aguarda resultado laboratorial

No concelho de Oliveira do Hospital, 31 pessoas estão em isolamento. Três casos suspeitos realizaram testes de despistagem, dois deram negativo e um ainda aguarda resultado laboratorial.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento, Delegada de Saúde do concelho, adiantou que 31 pessoas estão em isolamento nas suas casas por apresentarem sintomas ou por terem regressado do estrangeiro e de outras zonas do país.

Três suspeitas deslocaram-se a Viseu para realizarem o teste de despistagem, o qual deu negativo para duas delas, e a uma outra pessoa aguarda resultado laboratorial.

Apesar de ser recomendado que as pessoas não se desloquem ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e permaneçam em casa, contactando via telefónica, algumas já se dirigiram à unidade de saúde com sintomas, as quais foram encaminhadas para a ala direita destinada a casos suspeitos de Covid-19. De acordo com a responsável, nesta situação, os utentes ficam sinalizados nas suas habitações, medicadas, e o médico vai contactando para avaliar a evolução do paciente. Caso o médico suspeite de possível infeção pelo novo coronavírus, encaminha o doente para os hospitais de Coimbra. Guiomar Sarmento apela, novamente, a que as pessoas fiquem em casa e não se desloquem ao Centro de Saúde, esclarecendo as suas dúvidas através do contacto 238 600 250.

Reforçou que o caso da utente de uma residencial sénior do concelho oliveirense que testou positivo, contraiu o vírus no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e, por isso, não há cadeia de transmissão no Município.

No que diz respeito aos lares, a Delegada de Saúde adianta que a situação “está tranquila e controlada”. Apesar de o Governo ter referido que vai proceder à realização de testes de despiste da covid-19 em lares de idosos do país, a responsável afirma que “com ou sem testes”, o procedimento no concelho vai ser igual. Os funcionários e responsáveis das unidades já estão em alerta para “isolar doentes com sintomas”.

Exit mobile version