No âmbito do Dia Mundial da Floresta, que ontem se assinalou, o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas.
Nos últimos dias foi dinamizado o Seminário on-line sobre “A Importância das Florestas” dirigido aos 5º e 6º anos do AEOH. As três sessões do seminário foram dirigidas a nove turmas envolvendo cerca de 200 participantes.
Também, esta semana, o Município procedeu à plantação de 30 árvores, de médio porte, no Parque dos Marmelos, nomeadamente carvalho, liquidambar, pinheiro manso e medronheiro.
“Recorde-se que este espaço verde está a ser alvo de uma empreitada de requalificação que irá valorizar um dos principais pulmões verdes da cidade, tornando-o mais atrativo e com melhores condições de uso para os cidadãos”, refere o Município liderado por José Carlos Alexandrino
Na manhã de ontem, decorreu a plantação de um carvalho alvarinho, oferta do ICNF – Direção Regional do Centro, no Parque dos Marmelos como forma simbólica de assinalar o Dia Mundial da Floresta, data que recorda a importância deste bem comum que todas/os devemos preservar.
O Município de Oliveira do Hospital continua “a contribuir para a diminuição da sua pegada ecológica, uma vez que as árvores são responsáveis pelo sequestro do carbono, pela regularização e purificação da água dos aquíferos, pela manutenção do solo e pelo habitat de mais de 60% das espécies da fauna e da flora existente”.
A autarquia apela à população para que aceite o desafio de plantar uma árvore – de espécie autóctone – e, de assim, contribuir para tornar o concelho de Oliveira do Hospital num “grande pulmão verde”.