Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital comemora Dia da Unidade Pastoral e evoca S. João Paulo II “neste tempo de guerra”

Domingo, dia 24 de abril, o concelho de Oliveira do Hospital comemora o Dia da Unidade Pastoral, instituído em 2016, e que tem como padroeiro S. João Paulo II, cuja estátua está situada no recinto com o seu nome, com vista sobre a cidade de Oliveira do Hospital.

A comemoração do Dia da Unidade Pastoral tem início às 10h00, no Parque do Mandanellho, onde se vão reunir os fiéis de todo o concelho e o conjunto das irmandades, num total de 16.

Este vai ser “um dia de festa” para a Unidade Pastoral, sendo esperadas “algumas centenas de pessoas”. Pedro Simões, Padre da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital disse hoje na Rádio Boa Nova, no programa “Palavras de Esperanças”, que no domingo não haverão Eucaristias, nem Celebrações da Palavra, pelo que estão a ser mobilizadas as pessoas para “participar na celebração única no Parque do Mandanelho”. A cerimónia religiosa será presidida pelo pároco oliveirense e arcipreste do Nordeste da Diocese de Coimbra, António Loureiro, dada a impossibilidade de o Bispo de Coimbra marcar presença.

A Eucaristia no Mandanelho será seguida de procissão por algumas ruas da cidade, em “direção à estátua de S. João Paulo II, onde será feito um breve momento de oração em comunidade”.

Pedro Simões destaca a importância da figura de S. João Paulo II, um Papa que ficou conhecido “pela sua inclinação natural sobre os jovens, a eloquência dos seus discursos e a preferência pelos pobres e oprimidos”. Para além disso, o jovem pároco oliveirense considera, que “no contexto de guerra, a figura de S. João Paulo II é atualíssima”, recordando que o antigo Papa “teve um papel preponderante na queda do Muro de Berlim”. “Teve muita importância e faz todo o sentido que seja evocado, neste tempo de guerra na Ucrânia e na Europa”.

A comemoração do dia da Unidade Pastoral é promovida pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, com o apoio da Associação S. João Paulo II e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Exit mobile version