Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital com “redução de 348 desempregados” face a 2015

O concelho de Oliveira do Hospital, nos últimos três anos, assistiu a uma “curva descendente do desemprego”, com uma “redução de 348 desempregados, ou seja, menos 64 por cento de desemprego”.

Os dados foram avançados por José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense, ontem, numa sessão de divulgação de medidas de emprego e formação do IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional, na EXPOH.

“Em junho de 2015 tínhamos 968 pessoas desempregadas. Em junho de 2018 temos 620”, afirmou José Francisco Rolo. Para o vice-presidente, esta significativa alteração deve-se à criação do “Programa Ativos Sociais”, em 2012, onde foi possível “criar 101 postos de trabalho para reduzir o desemprego que seencontrava na ordem das 1300 pessoas”.

“Temos assistido a um esforço conjunto”, referiu José Francisco Rolo, agradecendo aos “empregadores, empresas e economia social por terem contribuído ativamente”. “A redução de 968 para 620 representa uma redução de 348 desempregados, ou seja, menos 64 por cento de desemprego em Oliveira do Hospital, o que é assinalável”, explicou.

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) foi enaltecido na cerimónia que, segundo o autarca, “é uma estrutura de sucesso e muito útil para todos”. “É um braço armado do IEFP e do Município”, disse.

Na ocasião, Fátima Correia, diretora-adjunta do IEFP do Pinhal Interior Norte, expressou a sua satisfação pelos números, salientando as diferentes áreas de atuação: “emprego, formação e centro qualifica”. Para a responsável, os objetivos têm sido cumpridos com sucesso. “O nosso objetivo para 2018 centrou-se e centra-se em

conferir algumas confianças técnicas profissionais que sejam facilitadoras do reingresso no mercado de trabalho, apoiar as empresas relativamente aos ativos para poderem obter uma certificação profissional”, garantiu.

Para Fátima Correia, “o Município foi um pilar na motivação e mobilização dos trabalhadores para poderem obter esta certificação.

A propósito, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, confessou que “espera que neste percurso haja algumas medidas que sejam boas” para o concelho”, referindo que, por vezes, “há muitas medidas que nos passam ao lado”.

A sessão contou com a presença de várias entidades empregadoras e técnicos de emprego, entre eles Rosa Rodrigues, coordenadora do núcleo e promoção, e Luís Leal que ficou encarregue de apresentar as novas medidas de emprego e formação.

Hoje, pelas 19h00, vão ser entregues cerca de 80 certificados a trabalhadores do concelho.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version