Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital com mais dois casos de Covid-19

O concelho de Oliveira do Hospital regista hoje mais dois casos ativos de Covid-19. Trata-se de um jovem, aluno da Escola Secundária, que já estava em isolamento. Uma mulher também está infetada. Os dois novos casos estão associados ao último caso identificado na freguesia de Lagares da Beira.

A informação foi confirmada esta tarde à Rádio Boa Nova, pela Delegada de Saúde Pública do concelho de Oliveira do Hospital, que adiantou que o jovem estudante já se encontrava em isolamento há cerca de uma semana.

Ao que a Rádio Boa Nova apurou o aluno é filho do homem de 42 anos, de Lagares da Beira, que apresentava sintomas de Covid-19 e que, esta semana, testou positivo.

O jovem mantém-se assintomático e a Delegada de Saúde Pública adiantou que “as aulas vão continuar, porque dentro da Escola estão a ser asseguradas as medidas de proteção, nomeadamente o uso obrigatório da máscara”. Guiomar Sarmento referiu, contudo, que os contactos mais próximos do jovem, nomeadamente amigos, irão ser identificados para efeitos de rastreio.

Contactado pela Rádio Boa Nova, o diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira referiu que a “escola tem, desde o primeiro minuto, envidado todos os esforços para o cumprimento integral das regras de funcionamento das atividades letivas, segundo as normas da Direção Geral de Saúde(DGS)”. Questionado sobre as medidas que possam vir a ser tomadas na sequência deste caso, o diretor do Agrupamento referiu que “qualquer decisão que tenha que ser tomada será sempre em articulação com a Delegada de Saúde Pública e a Direção dos Estabelecimentos Escolares (DGest)”. Pelo que, para já, as aulas vão decorrer com normalidade.

Segundo informação também apurada pela Rádio Boa Nova, também a mãe do aluno testou positivo para a Covid-19, sendo que outros contactos mais próximos do agregado familiar tiveram resultado negativo nos testes realizados.

De momento, segundo a autoridade de saúde local, estão ativos 17 casos no concelho: 11 alunos da ESTGOH, dois utentes do lar da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), o jovem da Bobadela estudante em Coimbra, o homem de Lagares da Beira, a que agora se juntam os dois novos casos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento voltou a apelar à população para que cumpra as regras da DGS, nomeadamente o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Exit mobile version