Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital com mais cinco casos de Covid-19. Surto na FAAD resolvido

O concelho de Oliveira do Hospital regista, hoje, mais cinco casos e um óbito devido à Covid-19. A informação foi confirmada à Rádio Boa Nova pela Delegada de Saúde Pública, que apela à população “cuidados redobrados”, uma vez que já “há transmissão comunitária”.

De acordo com Guiomar Sarmento, dos cinco novos casos, apenas um está ligado a um caso já confirmado no concelho, o do empresário da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços. O novo infetado é da família do cidadão. Os familiares mais próximos, já testados, deram resultado negativo, contudo vão permanecer em isolamento nos próximos dias.

Dois novos casos referem-se duas pessoas, mãe e filha, residentes na freguesia de Nogueira do Cravo. A filha é aluna do 11º ano da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.

A informação foi confirmada por Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, referindo que o caso não está relacionado com o do aluno de Lagares da Beira, também estudante na mesma escola. A aluna em questão “está em isolamento” desde segunda-feira, dia 2 de novembro, por apresentar “sintomas ligeiros” de Covid-19. Ainda de acordo com o diretor, os testes realizados aos colegas da funcionária do AEOH que testou positivo, deram negativo.

Um outro caso é de uma estudante na Guarda, mas natural do concelho oliveirense. Por último, um dos novos infetados é um “trabalhador da construção civil”. Segundo a Delegada de Saúde, o cidadão “é do concelho mas trabalha em Coimbra”.

À Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento adiantou que, a esta altura, cerca de 75 pessoas estão em isolamento, sob vigilância.

A responsável confirmou ainda o registo de mais uma morte no concelho, referente a um utente do lar da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), que estava internado no Hospital dos Covões, em Coimbra. Apesar de ter testado negativo à Covid-19 no último teste realizado, “a partir do momento em que entra positivo para internamento no hospital, mesmo que padeça de outras patologias, é considerada morte por Covid-19”.

Contactado pela Rádio Boa Nova, Álvaro Herdade, presidente do conselho da administração da FAAD, confirmou o óbito do utente, dando conta de que o surto naquela instituição está resolvido, uma vez que os últimos testes deram negativo.

Guiomar Sarmento continua a apelar à adoção de comportamentos responsáveis, uma vez que “já há transmissão comunitária”. “É preciso ter muito cuidado. Temos de pensar que o colega do nosso lado está infetado”, deixou o alerta.

Exit mobile version