Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital com “elevado consumo de água”. Autarquia apela ao “uso moderado e consciente”

O concelho de Oliveira do Hospital tem registado, nas últimas semanas, um “elevado consumo de água” e, por isso, a autarquia apela aos cidadãos para o “uso moderado e consciente”, de modo a evitar “cortes no abastecimento”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital e presidente do Conselho de Administração das Águas Públicas da Serra da Estrela, confirmou a “situação preocupante” que se tem assistido nos últimos dias. Segundo o autarca, “a procura que o concelho tem tido nas últimas semanas, muito pelo regresso dos imigrantes e de visitantes turísticos, tem aumentado o consumo de água”. “Nas últimas três semanas, tem havido um grande trabalho de gestão do abastecimento de água devido a estes consumos”, disse.

De acordo com José Francisco Rolo, no fim-de-semana de 12 e 13 de agosto, “toda a zona do vale do Alva mais do que duplicou o consumo”. Tal se justifica pelo facto de ser “uma zona turística, com grande procura, com uma série de unidades de alojamento”.

“Toda esta situação nos leva a fazer apelos à moderação desses consumos que devem ser cuidados e racionais”, afirmou.

O autarca avança que, face a esta situação, “para além do abastecimento que é feito através da Senhora do Desterro, o Município de Oliveira do Hospital tem recorrido aos Bombeiros Voluntários para fazer descargas nos reservatórios para que a água não falte”. “Não queremos que os cidadãos fiquem privados de água e não queremos que falte água nos reservatórios”, acrescentou.

A preocupar aquele que também é o responsável máximo da Proteção Civil no concelho estão as elevadas temperaturas previstas para esta semana. “Em função do aumento do consumo, mas também pelo aumento das temperaturas”, o autarca apela ao “redobrado cuidado no uso do fogo”.

Face à afluência de pessoas e o aumento das temperaturas, o apelo é para que os cidadãos “moderem os consumos” para que os mesmos sejam possíveis “sem interrupções”.

Exit mobile version