O concelho de Oliveira do Hospital regista, a esta altura, 82 casos ativos de Covid-19, “o maior número de sempre”. Desde o último balanço feito pela autarquia, na passada quarta-feira, há 19 novos casos. Cinco pessoas estão hospitalizadas e 259 estão em isolamento profilático.
Os dados foram avançados esta manhã por José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, em declarações aos jornalistas. Para o autarca, estes números são “preocupantes”, uma vez que a nível de casos ativos e de pessoas em isolamento é o maior número de sempre. De acordo com o presidente, é um claro sinal de que “o vírus está na comunidade”.
Segundo José Carlos Alexandrino, cinco pessoas estão internadas, das quais duas inspiram mais cuidados. Desde o início da pandemia, 116 pessoas já recuperaram da doença.
Esta manhã, adiantou ainda que dois elementos da Câmara Municipal estão infetados: Teresa Dias, vereadora do Pelouro da Floresta e Desenvolvimento Rural, e José Carlos Marques, presidente da freguesia de Lourosa e também responsável pela Proteção Civil Municipal.
José Carlos Alexandrino, preocupado com o elevado número de casos no concelho, volta a apelar aos munícipes para a adoção de comportamentos responsáveis. Pediu para que quem apresente sintomas ou tenha estado em contacto com casos positivos fique em isolamento imediatamente. Reforçou ainda a importância do cumprimento do isolamento pelas pessoas já referenciadas pela autoridade de saúde, uma vez que tem constatado que vários cidadãos nessa situação têm desrespeitado as regras.
A esta altura, o autarca oliveirense mostra-se preocupado com o aumento de casos que têm surgindo nas escolas, nomeadamente no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e na Eptoliva.