Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital com 81 casos ativos. Em 24 horas surgiram 12 casos. Rolo pede aos jovens o reforço de cuidados

Nas últimas 24 horas surgiram 12 novos casos de Covid-19 em Oliveira do Hospital, fixando-se agora em 81 o número de infeções ativas no concelho. Em declarações à Rádio Boa Nova, o vice-presidente aconselha a que “haja um reforço de cuidados da parte de toda a comunidade” e apela aos mais novos para que tenham “um comportamento cuidadoso e mais responsável”.

José Francisco Rolo considerou hoje que o atual “momento e os números da situação epidemiológica no concelho de Oliveira do Hospital inspiram preocupação e aconselha a que haja um reforço de cuidados por toda a comunidade”.

De acordo com o responsável, “nos últimos sete dias tivemos 83 novos casos”, sendo que, de ontem para hoje, “tivemos mais 12 novos casos e sete pessoas recuperaram”.

A motivar a subida do número de casos está o surgimento de “surtos identificados que estão a ser acompanhados”, de que é exemplo o contágio entre atletas, treinadores e dirigentes do FCOH e que justifica com a nova variante da Covid-19, “que suscita mais contágios”, “o aumento da atividade económica, que levou ao aumento da circulação das pessoas e atividades de férias”. Entre os infetados, “há casos de pessoas com uma vacina, outras já com duas vacinas”, sendo que “a vacina mitigou os efeitos da infeção”.

Neste momento, José Francisco Rolo apela “a um comportamento cuidadoso e mais responsável da parte dos mais novos que não estão vacinados”. Pede “para terem cuidado com os ajuntamentos”, dado “o risco de infeção junto das famílias e da comunidade”. “É fundamental o uso da máscara, a desinfeção das mãos, o distanciamento físico e evitar aglomerações”. Rolo lembra aos jovens que já é possível o agendamento da vacinação para maiores 16 anos e entrou em funcionamento a modalidade de “porta aberta para maiores de 30 anos”.

Note-se que “o número de pessoas infetadas no segmento da população mais jovem tem vindo a crescer”. “Isso é uma evidência”, sublinhou.

José Francisco Rolo adiantou à Rádio Boa Nova que há pessoas internadas devido à Covid-19, remetendo para a tarde de hoje informação concreta sobre o número de pessoas hospitalizadas.

A União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços é a que reúne maior número de casos ativos, com 43, seguindo-se a Freguesia de Nogueira do Cravo e a União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, com 10 casos cada. Do conjunto de 81 casos, 63 situam-se nestas freguesias.

“É preciso manter e reforçar os cuidados, proteger-nos e estimular que os outros se protejam. A taxa de incidência tem vindo a crescer e é levada. Obriga a que haja um reforço de cuidados de cada um de nós”, insistiu.

A esta altura Oliveira do Hospital conta com uma taxa de incidência superior a 480 casos por 100 mil habitantes e continua com tendência de aumento do número de casos.

Exit mobile version