O Município de Oliveira do Hospital vai colocar a bandeira dos Paços do Concelho a meia haste, em sinal de luto pela morte da professora e escritora Lucinda Maria, considerada pelo presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, como “uma figura marcante” do concelho.
A decisão foi comunicada há instantes à Rádio Boa Nova, durante uma declaração de pesar em que o autarca expressou “a pessoal e a nossa consternação do município por este desaparecimento prematuro da professora Lucinda Maria”.
José Francisco Rolo lembrou que Lucinda Maria já tinha sido distinguida com “medalha de mérito do município” e era “uma das suas autoras consagradas e com mais vasta obra publicada”, justificando assim a homenagem institucional com a colocação “da bandeira a meia haste”.
O presidente da Câmara recordou ainda a ligação profunda da escritora à cidade, descrevendo-a como “uma oliverense de gema e clara”, expressão que, sublinhou, “era dela”.
Além do percurso literário, o autarca salientou o papel da docente enquanto educadora e cidadã ativa. “Foi professora em várias escolas do concelho da Oliveira do Hospital” e “ensinou o amor à terra, às nossas terras de pertença”.
Na intervenção, Rolo evocou também o envolvimento de Lucinda Maria na Universidade Sénior, considerando-a “uma mulher com uma grande presença cívica, com grande intervenção cívica”.
Num registo mais pessoal, revelou a relação próxima que mantinha com a escritora. “Era daquelas pessoas que todas as semanas, duas vezes por semana, me enviava uma mensagem”, acrescentando que eram “mensagens que só a professora Lucinda Maria conseguia escrever, com o seu espírito literário, com a sua condição de poetisa”.
O autarca considera que “o luto é a demonstração da perda de uma grande cidadã” e afirmou que Lucinda Maria “ficará como uma das grandes autoras de Oliveira do Hospital”.
“Uma profunda apaixonada por Oliveira do Hospital”, concluiu.


































