A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital abriu o prazo e o período de candidatura para atribuição de bolsas de estudo no ensino superior a alunos com insuficiências económicas e de bolsas de estudo por mérito excecional.
O prazo para apresentação das candidaturas decorre até ao dia 30 de outubro e podem concorrer os alunos residentes no concelho de Oliveira do Hospital que frequentem os estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo, sediados dentro e fora do concelho.
“Para apoiar o prosseguimento de estudos aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital, no ensino superior, o executivo deliberou também que o valor orçamental para este programa de atribuição de bolsas se cifra nos 50 mil euros”, refere nota da autarquia.
Relativamente às bolsas de cariz social, os alunos terão um montante mensal máximo de 30% da Retribuição Mínima Mensal. No que respeita às bolsas por mérito excecional, serão atribuídas a um total de seis alunos, no valor de 750 euros anuais, a atribuir da seguinte forma: três a alunos que irão frequentar o 1.º Ano do Ensino Superior e que tenham obtido média igual ou superior a 17 valores; e três a alunos que já frequentem o Ensino Superior e que tenham obtido média igual ou superior a 15 valores.
Os concorrentes deverão preencher cumulativamente os requisitos constantes do regulamento em vigor e deverão apresentar a sua candidatura – até 30 de outubro – através de impresso próprio datado e assinado juntamente com todos os documentos solicitados, sob pena de exclusão.
“O apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade da autarquia que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino. Consciente das dificuldades económicas que afetam algumas agregados familiares do concelho e que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros, a Câmara Municipal pretende contribuir para proporcionar o acesso ao ensino superior a jovens oliveirenses que, não obstante a sua situação económica, desejem continuar a sua formação académica. Visa ainda fomentar uma cultura de mérito, apoiando alunos que atinjam resultados excecionais, independentemente da sua condição económico-social. Para além de estimular a frequência de cursos superiores e a continuidade do percurso académico, a atribuição destas bolsas de estudo visa a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando um desenvolvimento sustentado”, adianta a autarquia em comunicado.