Os jovens interessados já podem apresentar a candidatura à edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. As inscrições decorrem até 8 de julho e devem ser formalizadas, como habitualmente, junto das entidades contempladas pelo programa.
Segundo a autarquia, a iniciativa vai decorrer nos meses de julho e agosto e é direcionada a todos os jovens oliveirenses sob a forma de dois programas: “Férias Ocupadas” e “Jovem + Solidário”.
O programa visa a ocupação dos tempos livres dos jovens reforçando a sua participação na sociedade, no período das férias escolares do verão, orientando-os para o desempenho de atividades ocupacionais que proporcionem a conquista de hábitos de voluntariado, permitam o contacto experimental com algumas atividades profissionais e potenciem a capacidade de intervenção, a participação social e cívica, contribuindo para o seu processo de educação não formal.
As áreas em que este programa vai operar são as seguintes: ambiente e/ou proteção civil; combate à exclusão social e apoio a idosos e/ou crianças; cultura e/ou património; desporto; saúde; Tecnologias da Informação e Comunicação; e outras de reconhecido interesse municipal.
Nesta iniciativa, sob a forma de “Férias Ocupadas”, podem participar os jovens, residentes no concelho de Oliveira do Hospital, com idades compreendidas entre 14 e 18 anos e que estejam integrados no sistema de ensino ou formação profissional.
O programa “Jovem + Solidário” é dirigido aos jovens com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos que estejam a frequentar o ensino superior.
Os períodos de ocupação com o programa serão os seguintes: 18 a 31 de julho e de 1 a 14 de agosto.
Deste modo, os interessados precisam de apresentar a candidatura sob a forma de um formulário a fornecer pelas entidades, dentro dos prazos estipulados, às vinte entidades aderentes ao programa, como juntas de freguesia, associações sem fins lucrativos e diversas entidades privadas de interesse público e sem fins lucrativos.
É de referir ainda que os participantes além do seguro de acidentes pessoais e de uma bolsa a que têm direito irão receber, no final, um certificado de participação do programa “Férias + Solidárias”, onde estará identificada a entidade contemplada, o projeto, a área e o período de ocupação.