Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital atribui medalha de Ouro à presidente da CCDRC

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, a atribuição da medalha de Ouro à presidente da Comissão de Coordenação …

… e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), por ocasião da comemoração do Dia do Município, que se assinala no próximo dia 7 de outubro.

A atribuição da mais alta distinção do concelho a Ana Abrunhosa já tinha sido aprovada em reunião do executivo, após auscultação dos representantes dos partidos políticos do concelho. Porém, após a transmissão da reportagem da TVI sobre o processo de recuperação das casas ardidas no concelho, aquela decisão foi objeto de contestação por parte do PCP e do PSD, em comunicado e declarações prestadas à imprensa.

Em reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino manteve-se firme na intenção de homenagear Ana Abrunhosa, assegurando que “não é por alguns pedirem a sua cabeça, que ela cai”. “Não conheço ninguém que tenha feito mais do que ela fez”, disse o autarca oliveirense, considerando que Ana Abrunhosa é uma “senhora de ouro”. “Há partidos que não têm consciência”, referiu Alexandrino, lembrando que foi o primeiro Ministro Passos Coelho (PSD) que nomeou Ana Abrunhosa para presidente de CCDRC. “A senhora é competente e este governo manteve-a pela sua competência”, insistiu, verificando que Ana Abrunhosa é “uma pessoa estimada” por todos os presidentes. José Carlos Alexandrino lembrou que também o Município de Tábua homenageou a presidente da CCDRC com a medalha de Ouro.

Do lado do PS, na Assembleia Municipal, Rui Monteiro levantou a voz para criticar atuação da oposição que, inicialmente, não levantou questões, nem apresentou alternativas, encontrando na reportagem da TVI uma oportunidade para “carregar na Câmara Municipal”.

Também Carlos Maia considerou a atuação, em particular de João Brito do PSD de “hipocrisia política completa de gente que não tem espinha, nem coluna vertebral”. “Quando temos gente como esta, com este teor , como é que o político pode ter credibilidade desta forma? Nem pode, nem tem!”, afirmou o socialista.

A oposição à atribuição da medalha de Ouro surgiu na Assembleia Municipal pela social democrata Sofia Alexandra que, a título pessoal, deu conta do seu voto contra. A representar o PSD, João Brito, disse que o partido “não reconhece excecionalidade” ao trabalho realizado por Ana Abrunhosa, que até demonstrou “alguma inércia e falta de transparência na adjudicação das obras em ajuste direto”.

O voto contra foi também assumido por Rafael Dias que, a representar o CDS-PP, considerou que “esta atribuição é coroar a inoperacionalidade, para não dizer incompetência”. O jovem deputado que, numa intervenção interior já tinha acusado o presidente do Município oliveirense de ser cúmplice de Ana Abrunhosa, desafiou Alexandrino a mostrar qual foi a habitação “completamente reconstruída até hoje”, ou seja, com investimento superior a 25 mil Euros.

Em reunião da Assembleia Municipal foi ainda aprovada a atribuição das medalhas de Mérito Municipal a Fernando Brito (proprietário da carpintaria Brito & Brito), Maria do Carmo Pontes de Abreu e Vasconcelos (S. Paio Gramaços; a título póstumo) e António Raul Dinis Costa (Lagares da Beira).

Exit mobile version