Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital assume-se como a “casa do autocaravanista”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital reassumiu, no passado sábado, a boa relação com os autocaravanistas que, nos últimos 10 anos, têm ajudado a promover o concelho oliveirense e dado o seu contributo para que mais visitantes acorram ao território, em momentos tão importantes como é o caso da Festa do Queijo da Serra da Estrela.

E foi a precisamente um mês da realização da próxima festa do queijo, que vai decorrer nos dias 8 e 9 de março, no centro da cidade oliveirense, que José Francisco Rolo reconheceu a “relevância da Associação de Autocaravanismo Portuguesa como parceira estratégica” no período compreendido entre o ano de 2015 e o ano presente de 2025.

O reconhecimento, em jeito de agradecimento decorreu no âmbito do Colóquio Nacional Turismo Itinerante em Autocaravana – Uma Visão Multidisciplinar” que reuniu cerca de uma centena de autocaravanistas na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal e a vereadora do Turismo, Graça Brito, ofereceram ao presidente da Associação de Autocaravanismo Portuguesa, José Couto, um produto local, nomeadamente uma salva produzida na Capital do Cobre e Latão (Catraia de S. Paio).

A integração de Oliveira do Hospital na rota dos autocaravanistas ganhou força no executivo de José Carlos Alexandrino, continuando também a ser uma aposta do executivo que lhe sucedeu, com o seu atual presidente a defender que “em Oliveira do Hospital, cada um encontra não apenas um município amigo, mas a casa do autocaravanista”.

“Entendemos que para o caso de Oliveira do Hospital e para o interior é importante o autocaravanismo e uma relação de diálogo”, defendeu o autarca na sessão de abertura, desafiando a comunidade autocaravanista a “vir e descobrir Oliveira do Hospital e o interior da região centro” ao longo de todo o ano, também com o propósito de combater a sazonalidade associada ao turismo.

O desafio foi também corroborado pela vice-presidente da Turismo Centro de Portugal que, no sábado, apontou as linhas orientadoras da estratégia turística até 2035 e que leva em conta as preocupações das pessoas com a pegada ambiental e a descarbonização.

Segundo Anabela Freitas, em causa está uma estratégia muito assente na “autenticidade e na singularidade” dos destinos e que dá continuidade a um produto que “tem estado a crescer” que é o “Turismo de Natureza”.

O Colóquio Nacional decorreu ao longo de todo o dia, tendo contado com várias participações, entre autarcas e dirigentes associativos. Graça Brito, vereadora do Turismo do Município oliveirense abordou o tema “Oliveira do Hospital, Um Município Amigo do Autocaravanimo”.

Exit mobile version