Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital apresentou 150 candidaturas para recuperação de casas afetadas pelo incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que foram encaminhadas para a Comissão de Coordenação e…

… Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) 150 candidaturas para a recuperação de habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro.

O prazo para a apresentação das candidaturas terminou no dia 31 de janeiro, mas para o presidente José Carlos Alexandrino deveria ter sido alargado “a mais 15 dias”.

Segundo o autarca, na sequência do incêndio, foram inicialmente sinalizadas 240 habitações afetadas pelo fogo, mas apenas 150 proprietários apresentaram pedido de apoio junto dos serviços municipais.

De fora ficou “um conjunto de casas, cujos proprietários abdicaram do apoio por terem seguros”, mas também as casas arrendadas, a cujos arrendatários “não foi dada a possibilidade de candidatura”, referiu, dando ainda conta de outros casos em que os proprietários não contactaram os serviços da autarquia.

José Carlos Alexandrino está, sobretudo, preocupado com as situações de arrendamento em que as pessoas pagavam rendas baixas e agora não têm possibilidade para efetuar novo arrendamento, porque os preços são mais elevados. “Tenho obrigação de encontrar apoio para essas pessoas”, desabafou.

Segundo explicou o autarca, o processo de recuperação das habitações é coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, à semelhança do que já foi feito em Pedrogrão Grande. “Acompanharemos o processo e desejamos que as famílias tenham rapidamente as casas recuperadas”, referiu.

José Carlos Alexandrino está, igualmente, preocupado com a recuperação das casas de segunda habitação, que ficaram de fora das candidaturas. O autarca disse estar a trabalhar para encontrar uma solução, porque estas casas são muito importantes para a vida das 88 aldeias do concelho de Oliveira do Hospital.

Os incêndios de outubro afetaram 1707 habitações na região Centro, mas apenas 1416 proprietários apresentaram requerimento de apoio à reconstrução.

José Carlos Alexandrino em direto no noticiário das 12h00 de 2 de fevereiro de 2018

Exit mobile version