Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital aposta em projeto pioneiro direcionado para “o aluno do século XXI” (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital tem em curso o projeto de autonomia e flexibilização curricular aplicado no início de cada ciclo escolar.

No 1º ano sobressai o projeto inovador “Ensinar a VOAR” direcionado para o “aluno do século XXI”.

A comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, serviu de mote à realização da 1ª Semana Multidisciplinar, entre 15 e 19 de outubro, e que envolveu todos os alunos do 1º anos do 1ºCEB em torno do tema globalizante “Pãorelho: o novo pão da Serra da Estrela”, produzido com o sorelho resultante da feitura do requeijão.

Natália Amaral, docente do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital explicou esta manhã, na Rádio Boa Nova, que o projeto de flexibilização curricular decorre de despacho do governo e é transversal aos restantes ciclos de ensino, aplicando-se este ano apenas aos 1º,5º,7º e 9º anos de escolaridade. No caso do 1º ano, Natália Amaral destaca a escolha do “Pãorelho” como tema aglutinador, que servirá de mote a um conjunto de semanas multidisciplinares, num total de cinco. “Este despacho apela para a prática de novas pedagogias, menos expositivas e tendo em atenção o ritmo de aprendizagem dos alunos, tendo em vista a diminuição da indisciplina e alunos mais motivados.

No domínio da flexibilização curricular aplicada a nível nacional, na EB1 de Oliveira do Hospital sobressai o projeto “Ensinar a VOAR”, que para além inovador é também “pioneiro” no país. “Pretende dar resposta a todo um conjunto de dinâmicas e trabalhar em função do aluno do século XXI”, referiu Cristina Guerra, docente envolvida no projeto que está a ser aplicado este ano pela primeira vez. “É um projeto sem manuais. Só estamos presos aos interesses dos alunos. O trabalho de grupo, de pesquisa e de partilha é fundamental”, acrescentou.

No programa realizado esta manhã, na Rádio Boa Nova, destinado a divulgar a iniciativa realizada entre 15 e 19 de outubro, bem como o projeto de flexibilização curricular em curso no Agrupamento de Escolas participaram também as professoras Isabel Fonseca e Isabel Escalda; e os alunos: Vicente Lourenço, Simão do Carmo, António Gouveia, Miguel Alves e Rodrigo Cruz.

Veja o vídeo>>>

 

Exit mobile version